sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dúvidas de leitores: Ponto comercial

Pergunta enviada pela leitora Luciana Gomez

Boa noite,

Achei importante as informações prestadas referente a montar loja perto de outras do mesmo segmento (em outro post).
Estou fazendo uma pesquisa de mercado referente a abertura de uma loja de cosméticos. Nessa pesquisa, identifiquei que as lojas que são instaladas em locais isolados, , quase sempre não sobrevivem.
Você acredita que seja vantagem pagar por um ponto mais caro e ficar perto de ruas comerciais e/ou perto dos concorrentes potenciais?

Agradeço a atenção.
Luciana Gomez



Olá Luciana,

Muito boa sua pergunta !

Eu acredito que tudo vai depender do produto em questão.

Há produtos que precisam de movimento, principalmente pelo fator de venda por impulso (que eu acredito que seja seu caso), e que obtem melhores resultados quando em vias comerciais ou de grande movimento de pedestres.Entretanto, para ficar claro a todos leitores, há produtos que não necessariamente precisam de pontos comerciais em locais de grande tráfego, como uma loja de ferramentas profissionais ou uma distribuidora. As pessoas vão atrás desses estabelecimentos por contatos ou por listas, não se fazendo necessário uma localização deste tipo (embora aparecer em vias de grande tráfego seja sempre uma maneira de se divulgar).

Acredito que seja por isso que você tenha detectado que essas lojas não sobrevivem por muito tempo. Muitas pessoas tomam como partido, abrir o comércio próximo de sua residência, quando não até mesmo dentro da própria residência, apenas por comodidade. Sem fluxo e sem um grande diferencial, não conseguem atrair compradores e são obrigadas a encerrar as atividades.
Para lojas que se encontram em situação parecida, com baixo fluxo e vendas, recomendo buscar qualquer tipo de divulgação: de panfletos a acordos com outras lojas (ex: faça um acordo com uma loja de vestuário ou acessórios – crie parcerias – comprando uma roupa, você ganha desconto na loja de cosmético e vice-versa).

Para lojas que estão buscando novos pontos, conforme já dito aqui no blog, a concorrência é salutar. Ajuda a criar um maior fluxo de consumidores no local. Pense nisso, mas não se esqueça de criar um diferencial, apostando principalmente em serviços como entrega ou até mesmo demonstrações de produtos.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço,

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/