sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Redes de comida saudável miram expansão

Redes voltadas para uma alimentação mais saudável, como Salad Creations, Mega Matte, Seletti e Yoggi , descobrem novo nicho no mercado e têm planos agressivos de expansão, aproveitando o aumento crescente do gasto com alimentação fora de casa e mudanças de hábito dos consumidores, ganhando ainda mais espaço dentro dos shopping centers. A rede norte-americana Salad Creations, por exemplo, chegou recentemente no Brasil e aposta no mercado, com previsão de chegar a até 25 lojas este ano.

De acordo com Alexandre Botelho, sócio da rede no País, a marca chegou ao Brasil em 2007 e já está acelerando a sua expansão e sendo mais procurada por investidores. Atualmente, conta com 11 unidades em diversas cidades. A previsão é que seu faturamento tenha um crescimento entre 10% e 20% frente ao ano passado.

A Salad Creations foi criada em 2004 na Flórida, nos Estados Unidos, onde possui mais de 74 lojas, e o Brasil foi um dos escolhidos para a internacionalização da rede, que também começa a expandir no Canadá, Inglaterra, Kuait, México, Panamá, entre outros. "No início ninguém nos conhecia, mas hoje temos uma visibilidade muito maior. Desde setembro de 2009 especialmente a procura por parte de franqueados aumentou. Fomos pioneiros nesse segmento e vimos que vários outros surgiram nesse tempo", afirma o executivo.

Por enquanto, o foco da rede é o mercado de shopping centers e ela acredita que é possível abrir cerca de mais 80 lojas em centros de compras brasileiros. O público atingido é principalmente das classes A e B e seu tíquete médio atual é de em média R$ 20,00. Além do crescimento no número de lojas, outras adaptações estão sendo feitas no Brasil, como o aumento do mix de produtos e um novo formato de quiosques. As lojas também não importam mais produtos desde 2009, utilizando fornecedores locais.

Segundo Botelho ainda estão previstas campanhas de marketing mais agressivas para o meio do ano, com a intenção de combater a sazonalidade do mercado. "As pessoas não comem comida saudável sempre e vamos estimular isso, mostrando que nossas saladas são completas e sustentam", explica.

Outra rede de franquias do segmento que tem se destacado é a carioca Mega Matte, que só em 2009 cresceu 50% em faturamento em relação ao ano anterior, fechando com receita de R$ 34 milhões e 52 pontos-de-venda. Para este ano, segundo Rogério Gama, diretor de desenvolvimento da marca, a intenção é crescer novamente de 47% a 50% no faturamento e chegar a 80 lojas, com 100 contratos assinados com franqueados.

De acordo com Gama, a rede está mais conhecida e ampliando o número de interessados, hoje, as unidades estão principalmente concentradas no Rio de Janeiro e um dos focos será o mercado paulista, com 24 lojas a serem inauguradas. Também estão sendo criados novos formatos de lojas, mais baratos e que devem facilitar a expansão para outros locais, como um modelo mais compacto e o de quiosques.

A rede, que não vende refrigerantes e cigarros, por exemplo, procura ainda ter um posicionamento ligado à questões de sustentabilidade. "Na verdade quando um consumidor consome o nosso mate ele está escolhendo uma marca também, o que nos diferencia. A opção por esse segmento foi muito mais da própria natureza e convicção dos fundadores da rede. Investimos também na nossa primeira loja sustentável e realizamos ações sociais", explica o diretor.

Modelo

A Seletti - Rede de Culinária Saudável, criada em 2007, também vislumbra crescimento e começa a trabalhar com o modelo franquias no segundo trimestre desse ano. Hoje, conta com sete lojas próprias em São Paulo, mas acredita que tem espaço para alcançar a 150 lojas em até 10 anos, com um terço de lojas próprias e dois terços de franquias. Para este ano, a meta é finalizar o ano com 20 lojas, entre próprias e franqueadas.

Em 2009, a marca teve um crescimento de 35% nas mesmas lojas, desempenho que quer repetir este ano. "A alimentação saudável é um tsunami de tendência, é um negócio enorme que está chegando e um mercado ainda pouco explorado no Brasil", afirma Luis Felipe Campos, proprietário da Seletti. O empresário ainda lembra que a alimentação fora de casa está conquistando novos consumidores, sendo que a expectativa é de que em cerca de três anos mais 5 milhões de consumidores das classes C e D passem a gastar com no setor.

Para Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, que comercializa franquias, a alimentação saudável trata-se de um segmento que veio para ficar e em franca expansão: "Não é mais moda, estamos alterando nossos hábitos de consumo. Mesmo grandes redes de fast-food e outras marcas estão oferecendo saladas e opções como grelhados, grãos, etc.", diz. A especialista afirma que também está atendendo novos clientes na área e novas redes ainda devem surgir.

Na área de sobremesas e sorvetes, a procura por opções menos calóricas também cresce e começam a se espalhar redes de frozzen yogurt (sorvete de iogurte, sem gordura). A rede de franquias carioca Yoggi é uma delas, que está se estruturando e agora quer expandir para outros mercados como o de São Paulo. A marca já tem mais de 10 unidades e deve chegar a 50 lojas este ano.

Segundo Bruno Grossman, um dos sócios-diretores da Yoggi, a procura de franqueados está muito grande e chegam a receber 100 pedidos e consultas de interessados por semana. "Sempre tivemos ao objetivo de ser uma grande rede e sinônimo de frozzen yogurt no Brasil. Há uma bolha de lojas de frozzen yogurt no mercado, no Rio, por exemplo, há uma em cada quarteirão, mas estamos estruturados, focamos a padronização, supervisão das lojas e estamos crescendo mais rápido com franquias", diz.

A marca ainda tem uma parceria com a rede Koni Store, do Grupo Umbria (que detém ainda a Spoleto e Domino's Pizza) para abrir algumas unidades dentro de restaurantes da Koni Store, no modelo store in store.

Redes voltadas para alimentação mais saudável como a americana Salad Creations e as brasileiras Mega Matte, Seletti e Yoggi têm planos mais agressivos de expansão este ano.

Fonte: DCI
por: Danielle Fonseca