quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Varejo de shopping cresce 2,5% em janeiro

A atividade comercial em shopping centers cresceu 2,5% no mês de janeiro de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado, o que indica um bom movimento do varejo que atua em centros de compras.

Com esta variação, o MercadoFlux, indicador da atividade comercial em shoppings, registra o índice de 115,7 no primeiro mês de 2010. Segundo a empresa, o resultado aponta que o valor mantém o patamar de indicadores contabilizados no ano passado, porém o percentual de crescimento é inferior ao observado em anos anteriores.

Outro termômetro importante é que os shoppings de grande e médio porte apresentaram alta de 3% e 2%, enquanto os de pequeno porte tiveram queda de 3%. Em comparação a dezembro de 2009, houve retração na atividade comercial em shopping durante o primeiro mês de 2010. "Esse movimento é esperado, pois dezembro é, historicamente, um mês de grande aquecimento do mercado de shoppings devido ao Natal", explica o diretor de Geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótolo, por meio de comunicado.

Segundo ele, entre as três capitais pesquisadas, São Paulo teve menor índice de crescimento em relação a igual período do ano anterior (0,6%), resultado das fortes chuvas que atingiram a cidade. Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentaram alta de 4,2% e 3,5%, respectivamente, conforme a apuração da entidade.

Fonte: DCI
por: Camila Abud