quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Varejo eleva estoque de eletrônicos para Copa

As varejistas do setor de eletroeletrônicos anteciparam as negociações com os fornecedores e pretendem enfocar, já em março, campanhas promocionais com motivos da Copa do Mundo. A intenção é fugir à possibilidade de alta de 7% no preço dos aparelhos da linha marrom (áudio e vídeo), que estiveram em falta no mercado no período do Natal por causa da retomada tardia da produção da industrial.

Com o evento esportivo, as redes acreditam até que haverá inversão no volume de vendas de televisores e aparelhos de som com relação aos anos "sem Copa" -60% dos aparelhos são vendidos no 2º semestre por conta do Natal. Otimista com a data, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) espera ver alta de 100% em vendas na comparação com 2009.

"A indústria retomou, mas leva um tempo até esse movimento se chegar ao varejo e as coisas se estabilizarem. Em algumas linhas, produtos vão continuar faltando ainda, e isso com certeza gera em preço mais alto", afirma o professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar). Para Fouto, a falta de itens para cobrir a demanda em época de sazonalidade pode gerar uma pressão inflacionária sobre essas mercadorias no momento da reposição de estoques do varejo. "Em média leva um ano para os estoques se normalizarem, por isso é possível que haja dificuldade de reforçar estoque."

De acordo com o professor, a tendência é que até o meio do segundo semestre, com a retomada integral da produção, e passada a sazonalidade desses produtos, aconteça um movimento contrário nos preços: redução. "Se o consumidor tiver crédito e incentivos, ele vai continuar a comprar e o cenário atual nos mostra o contrário", diz.

Ao DCI Luciano Hoffmann, diretor comercial do Walmart Brasil, disse que, mesmo com a falta de itens em estoque, não há risco de o consumidor ver aumento nos preços das linhas marrom e branca neste início de ano. "Nas negociações, eles [os preços] estão estáveis." Segundo o diretor, a expectativa da varejista é crescer 40% em vendas de televisores no primeiro semestre, o que corresponde a 55% do normal para o ano. "Em tempos normais vendemos 40% ou 45% dos aparelhos no primeiro semestre."

Para garantir, porém, melhores condições nas conversas com os fornecedores, a rede antecipou as negociações e afirma que vai garantir preço e modelos exclusivos para alavancar as vendas de televisores para a Copa, conta Hoffmann. "Já definimos o volume dos pedidos e começamos as negociações com a indústria em janeiro, para conseguir volume e boas ofertas para os clientes."

"Compramos um lote de 40 mil televisores de 37 polegadas Full HD da marca Samsung." Hoffmann afirma que a política de compras da empresa para este início de ano está fechada, "mas só vamos fechar mesmo no próximo mês, e receber em abril, por causa da sazonalidade", completa, sobre os televisores para a demanda dos eventos esportivos.

Outra rede que garante ter adiantado a compra de televisores é o Grupo Pão de Açúcar (GPA), que adiantou em 60% os estoques em função da Copa do Mundo. "A partir de março a rede vai receber os lançamentos desse mercado", diz a GPA, em comunicado. Na empresa, uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira -com a marca Extra- no evento, a aposta são as campanhas que começam no carnaval, válidas apenas nas lojas da bandeira Extra. Na promoção "Carnaval Som e Imagem", os clientes terão facilidades no parcelamento das compras de televisores, DVDs, som automotivo, microssystems, câmeras e aparelhos de home theather, diz a companhia.

A empresa promete dar, aos clientes que comprarem televisores anunciados pela campanha, um cartão combustível no valor de R$ 100 válido apenas nos postos de gasolina grupo. Os postos também desenvolveram ações para aumentar o movimento no período da promoção. Ao abastecer acima de 25 litros, entre 5 e 10 de fevereiro, o consumidor recebe R$ 25 de desconto na compra de aparelhos DVD-Karaokê nas lojas Extra.

A reportagem procurou a Casas Bahia, maior varejista de eletroeletrônicos -incorporada ao GPA no final de 2009-, mas a empresa disse apenas que: "A grande aposta este ano é a venda de televisores". A rede não quis revelar mais informações sobre as negociações com os fornecedores. "Por questões estratégicas, a rede não divulga sua politica comercial. No entanto, podemos afirmar que teremos produtos para atender à demanda", diz o comunicado da empresa.

O Carrefour afirmou que o responsável pela área não poderia atender à reportagem antes do fechamento do jornal.

Concorrência

Para Roberto Nascimento, professor do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM, a concorrência acirrada no setor e o "fenômeno eleições" podem segurar uma possível alta nos preços dos eletroeletrônicos, neste início de ano. "A concorrência no comércio é sempre melhor para o consumidor", diz. "É preciso lembrar que o varejo especializado como o de eletrônico está ainda mais competitivo, e isso ajuda a segurar os preços", completa.

Nascimento ressalta que os varejistas acertaram ao antecipar as compras neste ano, porque isso dá fôlego para as empresas não perderem com ruptura de estoque. "Março é o tempo ideal para começar as vendas pensando na Copa", diz. O especialista acredita que a busca pela preferência do consumidor vai atrair também as redes médias, que têm como trunfo o atendimento personalizado para fechar as vendas. "Nesse cenário eles podem crescer 15%."

Para o diretor comercial do Walmart, é possível que haja um movimento contrário à alta dos preços, ou seja, redução de até 10% para algumas categorias que os fabricantes desejam promover -"popularizar". "Acho que eles vão baixar os preços de produtos como os televisores de LED porque são itens que os fornecedores querem divulgar", comenta.

Fonte: DCI
Escrito por: Wilian Miron