quarta-feira, 17 de março de 2010

ABF participa da maior feira de franquias do mundo, a Franchise Expo Paris

Pelo segundo ano consecutivo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) retorna com um grupo de empresas brasileiras a maior feira de franquias da atualidade, a Franchise Expo Paris, que será realizada de 14 a 17 de março no Paris Expo Porte de Versailles, na capital francesa.

Por meio do convênio firmado entre a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), que apóia a internacionalização das redes brasileiras de franquia, a entidade e mais quatro marcas nacionais - Emagrecentro, Depyl Action, Casa da Empada e Global Franchise - formarão o pavilhão brasileiro, ocupando uma área de 41m² e intitulado como Franchising Brasil.

Nesta primeira etapa, o acordo entre a ABF e a APEX-Brasil conta com um investimento de cerca R$ 1,5 milhão para a participação das redes em feiras de negócios e missões comerciais na Guatemala, Costa Rica, Panamá, Turquia, Egito, Estados Unidos, França, El Salvador, República Dominicana e Angola.

Realizada há 25 anos, a Franchise Expo Paris, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento das redes na França e no mundo. Esse ano a feira deve receber mais de 400 marcas expositoras e por ser um evento de abrangência internacional, deve atrair além dos investidores franceses, empresários portugueses, espanhóis, norte africanos, asiáticos, da Europa Oriental e países árabes.

A feira contará mais uma vez com o Franchise Business Award, prêmio concedido para a rede internacional de maior destaque dentre aquelas levadas pelo país de honra convidado. No ano passado quem ocupou este posto foi o Brasil e a grande vencedora foi a Via Uno. Este ano o país convidado é o Marrocos.

A exposição apresenta aos seus visitantes novos negócios e as tendências do mercado de franquias, aproximando potencias investidores e fornecedores. Além da projeção para a rede, o evento possibilita um excelente networking. Segundo o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, esta feira é uma referência para o setor e uma vitrine para as empresas expositoras, dado o seu caráter internacional.

O franchising no Brasil

O setor de franquias fechou o ano de 2009 com um faturamento de R$ 63 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. O dado foi apurado pela ABF por meio de pesquisa feita com 1.643 marcas de franquia atuantes no País. Em 2009, 264 novas redes surgiram no mercado, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643. Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%.
Essa expansão resultou na abertura de 72 mil novos postos de trabalho. O setor é responsável hoje por mais de 700 mil empregos diretos. É também um dos setores que mais oferece oportunidade do primeiro emprego, além de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários.

Em faturamento, o segmento de franquia que mais cresceu em 2009 foi o de Acessórios Pessoais e Calçados, pelo terceiro ano consecutivo registrando 41,2% de aumento em relação ao ano passado. Em segundo lugar está o setor de Vestuário com 37,5% de aumento de faturamento, seguido pelo setor de Informática e Eletrônicos, com crescimento de 28,9%, em relação a 2008.

O setor de Alimentação manteve seu ritmo de crescimento. Em 2009, o setor cresceu 21,8%. Em relação ao crescimento do número de redes, o destaque de 2009 foi o setor de Hotelaria e Turismo que cresceu 33,3%, seguido por Acessórios Pessoais e Calçados, com aumento de 30,7%, e de Veículos, com 25,9%.

O segmento de Acessórios Pessoais e Calçados também foi o que mais cresceu em número de unidades, 23,5%, seguido pelo de Alimentação com 22,3% e pelo de Móveis Decoração e Presentes, com 21,8% de crescimento.

Já as redes com maior número de unidades do País são: O Boticário (2.834), Kumon (1.599), Colchões Ortobom (1382), Wizard Idiomas (1246) e L’Acqua Di Fiori (1166).

A expansão internacional também cresceu em 2009. Atualmente 65 redes nacionais já operam no Exterior. Nos planos da ABF está continuar apoiando, juntamente com a APEX - Brasil, as redes interessadas em expandir suas atividades para outros países.

A previsão da ABF é de que em 2010 o setor cresça o faturamento em 16%. Em número de novas marcas a expectativa é de 10 a 12%, já em número de unidades essa variação pode ficar entre 8 e 10%.