quarta-feira, 17 de março de 2010

Dúvidas de leitores: como fidelizar meus clientes ?

Pergunta enviada por Elenilda Nascimento

Caio,

É com prazer e expectativas de sanar as minhas duvidas que estou lhe escrevendo,
É o seguinte: moro em uma cidade de 22.000 habitantes do tipo “todo mundo conhece todo mundo”. O pessoal tem a cultura de comprar em notinhas, mas eu não gosto.

Inclusive montei um supermercado de 2006 até julho de 2009 e vendia bastante “à vista” em um ponto locado.

Graças à Deus comprei lote em frente e conseguir construir o meu próprio ponto. entreguei o ponto para o dono no vencimento do contrato em julho de 2009 e como estava me sentindo muito cansada e estressada, resolvi descansar um pouco.
Só agora penso em retornar, entretanto, nesse intervalo de tempo, o dono do ponto aonde eu trabalhava aproveitou que eu parei uns meses e colocou um supermercado no mesmo ponto.
Conclusão: os meus clientes estão comprando no meu antigo ponto em frente ao meu novo ponto.
O que faço ? Eu quero montar o meu supermercado e reconquistar os meus clientes, e os clientes são os mesmos, não tem como apelar a outros.

1) Como atrair outros clientes para o meu supermercado ?
2) O que fazer para que eles voltem , fidelizando eles ao meu supermercado?
3) O que poderia dar de brindes aos clientes na reinauguração, já que o pessoal por aqui gosta muito de ganhar lembranças ? Como fazer a reinauguração chamando-os para retornar ao meu estabelecimento? Como devo me comportar com relação a tudo isso?
Obrigada,
Elenilda Nascimento

Olá Elenilda.

Questão realmente difícil essa...

Vamos por partes. Você comenta que em sua cidade “todos conhecem todo mundo”, correto ?
É nítido que remar contra a maré, contra a própria vontade ou hábitos de seu consumidor, como no caso a caderneta, contribui para que as pessoas prefiram o outro ponto ao seu. Um primeiro ponto, caso seu concorrente utilize desta ferramenta, é verificar realmente se a caderneta não vale a pena no seu caso.

Apesar de toda a modernidade que sempre comentamos, de auto-serviço, compras via celular, e muito mais, o pequeno e médio varejo do grande Brasil fora dos grandes centros ainda vive de atendimento de balcão e venda por caderneta.

A primeira questão pode parecer simples, mas precisa de muita autocrítica: O que seu supermercado tem de melhor ? Produtos melhores (como vegetais ou frutas mais frescas) ? Produtos que só você oferece (como produtos de padaria) ? Um ambiente de loja único ?

Se a resposta não for suficientemente clara, só lhe restará apelar para uma questão: preço.

Sempre coloco aqui que preço não deve nunca ser um diferencial, mas enquanto não se crie algo que realmente seja representativo na formação de imagem ao consumidor, preço pode ser um excelente recurso para se atrair novamente a freguesia.

Caso tenha percebido algum diferencial, explore-o junto à freguesia, coloque isso em sua comunicação.

Como forma de combate promocional, abuse de tablóides e se possível encartes em algum jornal da região. Faça barulho, principalmente se precisa trabalhar a questão do preço. Proporcione serviços que possam ajudar o consumidor, como recarregar o celular no caixa da loja ou ainda poder pagar suas contas como as de água ou de luz. Se o terreno for bom, e for possível, ceda espaço para um novo empreendimento junto ao seu, como uma banca de jornais, ou um chaveiro.

Ao longo do tempo, procure criar atratividade para seu ponto-de-venda, talvez investindo em um melhor ambiente de loja, através de por exemplo, um bom projeto de comunicação visual. As pessoas gostam de ambientes agradáveis para as tarefas do dia-a-dia. Proporcione isto.

Com um bom ambiente de loja, com certeza, você começa a atrair os clientes novamente, além de abrir possibilidades para atrair novos clientes.

Quanto à questão dos brindes, não vou discordar de que eles funcionam bem num primeiro momento, e que as pessoas adoram receber mimos das lojas. Mas mimos não garantem vendas futuras, portanto, acredito que um melhor caminho é focar-se em criar verdadeiras vantagens aos seus consumidores.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br