segunda-feira, 15 de março de 2010

Alshop comemora com o varejo o Dia do Consumidor

Segundo dados divulgados pela entidade no fim de 2009, mais de 400 milhões de consumidores em shoppings contribuíram para o excelente desempenho do varejo

Hoje, 15 de março, é lembrado o Dia do Consumidor, e o segmento varejista tem motivos de sobra para homenageá-los. No fim de 2009, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping destacou a importância dos consumidores no bom desempenho do mercado de shoppings no Brasil.

Das 427 milhões de pessoas que circularam pelos 711 centros de compras em operação por todo o País, cerca de 60,97% concentraram-se nos shoppings da região Sudeste, seguindo pela região Sul (14,38%); Centro-Oeste (7,30%); Nordeste (5,35%); e por fim a região Norte com 2%.

Ainda segundo a pesquisa, o índice de consumidores que pretendia comprar no quarto trimestre do ano passado foi o maior da década de 2000, aumentando em 4,3% o índice de intenção de compra de bens duráveis, em relação ao mesmo período de 2008, e de 3,8% ante o terceiro trimestre de 2009.

“Este crescimento contínuo nas vendas só prova o bom momento vivido pelo varejo atual, envolvido em uma economia cada vez mais estável e predisposta a oferecer planos de pagamento cada vez mais atrativos ao consumidor. E somado a este panorama, os shoppings tornam-se locais preferidos para os clientes realizarem suas compras, pois podem utilizar-se de todos os benefícios das lojas, e com a segurança, conforto e praticidade do empreendimento”, comenta o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.

Em seu dia, o consumidor de hoje demonstra estar cada vez mais criterioso sobre o que espera encontrar em um ponto de venda, e exige uma qualificação cada vez maior dos lojistas. “É preciso que os empresários do setor tomem as devidas providências, criando programas de capacitação de funcionários, a fim de apresentar em suas lojas trabalhadores cada vez mais preparados para a recepção ao público, pois o consumidor procura um atendimento cada vez mais personalizado, totalmente envolvido com a marca e o cliente”, conclui Sahyoun.