terça-feira, 16 de março de 2010

Shoppings serão obrigados a instalarem câmeras de monitoramento em seus corredores

Para Alshop, a medida é benéfica, pois tornará ainda mais comum o serviço de segurança de centros de compras e empreendimentos similares

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) planeja votar amanhã (17/03) um projeto que determina a instalação de câmeras de monitoramento por shoppings e empreendimentos de mesma área de atuação.

O texto, do deputado Pompêo de Mattos (PDT – RS), cita ainda a aplicação de multa equivalente a R$ 5 mil ao centro de compra que não obedecer a norma, e tal projeto foi criado pelo político devido ao número de assaltos e demais delitos que vêm ocorrendo em alguns empreendimentos pelo País. Como a medida está sendo examinada em decisão terminativa, se aprovada seguirá diretamente à sanção presidencial.

Questionados sobre a possibilidade da entrada em vigor desta nova lei, empreendedoras, superintendentes e administradoras de shoppings consideram a medida extremamente positiva, tendo em vista que a grande maioria dos centros de compras investem durante todo o ano em sistemas de segurança, e serão exigidas providências dos estabelecimentos que não se preocupam com este tipo de serviço.

“Como entidade que zela pela integridade física e comercial dos lojistas de shopping, a Alshop apoia este projeto de lei, pois tornará mais tranquila e segura a permanência de clientes e trabalhadores nestes locais. Uma melhoria que levará também muitos varejistas a investir na atuação em shoppings, o que é bom para diminuir o índice de vacância de alguns empreendimentos”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.

“Um sistema mais rígido de câmeras de monitoramento será excelente para inibir a ação de bandidos, além de servir como garantia de provas de eventuais crimes, ajudando assim os órgãos de lei”, completa o executivo.