quinta-feira, 18 de março de 2010

Venda direta: Alta de mais de 18% do setor atrai mais empresas

O crescimento do setor de vendas diretas em 2009, de 18,4% sobre o ano anterior, o que representa um faturamento de R$ 21,858 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), é um dos atrativos para indústrias e empresas de diversos segmentos passarem a atuar no mercado. De acordo com Marcelo Pinheiro, sócio da consultoria especializada em venda direta DirectBiz, o setor cresce a taxas de dois dígitos nas últimas décadas.

"Os canais tradicionais de venda também estão cada vez mais competitivos. É preciso ter uma atuação multicanal", afirma o especialista. Para ele, a entrada de indústrias como a Coca-Cola e a Nestlé na venda porta a porta é uma forma de expandir-se e se aproximar-se das classes mais baixas. "O trabalho da Nestlé tem um cunho social muito grande, buscando o segmento mais baixo da população", afirmou.

O número de pessoas que trabalham como revendedores reforça isso. Em 2009, foram 2,377 milhões de revendedores, 17,7% mais do que no ano anterior. Foi comercializado mais de 1,7 bilhão de itens, superando a performance de 2008 em 10%. O número representa uma venda de 30 produtos por domicílio brasileiro.

Fonte: DCI