segunda-feira, 26 de abril de 2010

LupaLupa e MegaMate se destacam com mulheres no comando de franquias

Habilidade de fazer atividades simultâneas é uma das grandes características delas

A presença das mulheres no mercado de trabalho vem aumentando de forma significativa. Um estudo feito apontou que em fevereiro deste ano, as mulheres já representam 21,88% dos cargos mais elevados em grandes empresas (presidentes e CEOs). Uma prova disso, é que as mulheres hoje estão à frente de grandes redes de franquias no Brasil.

A habilidade de fazer atividades simultâneas é uma das grandes características desse público, que vem sendo aproveitada não só em cargos mais simples como administrativos, mas também na direção de grandes empresas, como é o caso da rede de franquias MegaMatte. A empresa trabalha com alimentação saudável no estilo fast-food e está presente na região Sudeste. A diretora executiva, Fátima Rocha, afirma que cerca de 70% do seu quadro de funcionários é composto por mulheres, o que traz grandes benefícios para a empresa. “Nós temos algumas habilidades mais desenvolvidas do que os homens. Nossa maneira de administrar o negócio é de forma mais organizada porque conseguimos resolver mil coisas ao mesmo tempo e nossa sensibilidade é mais aguçada”, finaliza a diretora.

Outra marca de franquias de sucesso é a rede LupaLupa, especializada em óculos e acessórios, que tem como diretora Carmen Cohen. A empresária afirma que a presença da mulher no mercado de trabalho é extremamente importante. “Acredito no sucesso do nosso trabalho na área por conta da agilidade nas atividades, maior flexibilidade e sensibilidade para lidar com o público”, diz a diretora.
Hoje a rede está com 55 unidades em funcionamento entre lojas e quiosques e pretende dobrar esse número até o final do ano.

A MegaMatte, hoje com mais de 15 anos de mercado e 52 unidades franqueadas abertas, decidiu investir nesse modelo e inaugura seu primeiro ponto neste mês, no Terminal Rodoviário de Niterói. Para o diretor de desenvolvimento da rede, Rogério Gama, o baixo custo e a alta rentabilidade do modelo, junto com a mobilidade, são algumas das vantagens. A adaptação para vários locais como shoppings, academias e mercados seria uma ótima opção para quem deseja entrar neste segmento sem enfrentar muitos riscos.

A Lupa Lupa tornou-se um verdadeiro sucesso pela sua variedade de produtos e quantidade de pontos de venda espalhados pelo Brasil. A empresa possui diversos quiosques, com mais de 100 modelos de óculos para o consumidor. Para Diego Ramos, os quiosques se tornaram uma grande opção de investimento no franchising. “Tanto os consumidores quanto os lugares onde são instalados os quiosques merecem atenção pela alta capacidade de consumo, principalmente porque atendemos desde público infantil ao adulto” afirma Ramos.