sábado, 15 de maio de 2010

Empresários participam de dia de palestras sobre franquias no Rio

Franchising Day contou com principais nomes do mercado

A Associação Brasileira de Franchising (ABF-RIO) realizou no último dia 13 o Franchising Day, evento que contou com um dia inteiro de palestras e mesa redonda sobre assuntos ligados às franquias e futuros negócios na área. Oito módulos ministrados pelos principais nomes do mercado de franquias e especialistas da redes Outback, MegaMatte, Starbucks, Bob’s chamaram a atenção de aproximadamento 60 empreendedores de diversos setores do franchising.

Idealizado pelo presidente da ABF-Rio, Alain Guetta, o evento serviu para auxiliar pessoas que queriam adquirir uma franquia e debater as novidades entre donos de franquias.

Alain Guetta foi um dos palestrantes e falou sobre a utilização de ferramentas técnicas do franchising em empresas não necessariamente franqueadoras na mesa redonda “Tire suas Dúvidas com os Especialistas”.

“O tempo oferecido para uso de uma franquia no Brasil é de, aproximadamente, 5 anos. Nos EUA, aproximadamente, 10 anos. Varia de acordo com a média de retorno dos lucros”, disse Guetta. Ainda segundo ele, o Rio de Janeiro é o centro nacional do franchise. O estado detém 20% das franquias do mercado nacional e crescerá em torno de 16% em 2010.

Outra palestrante do evento será a diretora executiva da rede de lanchonetes MegaMatte e diretora de Cursos e Eventos da ABF-Rio, Fátima Rocha, que vai abordar o tema “Novas Maneiras de Expandir sua Rede Aceleradamente no Rio de Janeiro”.

“Foi um dia de visão mais prática sobre o mercado de franquias onde foram apresentados cases de sucesso. Utilizando o case da MegaMatte, por exemplo, mostramos temas como candidatos a franquia, processo seletivo, retenção de franqueados e inovação na gestão de uma franqueadora - fatores que tiveram grande importância para a rápida expansão da rede. O Rio de Janeiro tem andado muito em evidência na mídia por conta de todos os eventos que vai abrigar (Olimpíadas, final da Copa, etc.) e, por isso, tem tido muita procura por investidores. Pode-se dizer que é um mercado em franca expansão, tanto na questão do empreendedorismo quando do mercado de trabalho em si” destacou Fátima Rocha.

Quem também falou aos futuros empreendedores e também aos donos de franquia Peter Rodenbeck, presidente do Outback, Starbuks e introdutor do Mc Donald’s no Brasil. Segundo ele, no caso do Mc Donald’s a rede ficou sete anos testando poucas lojas para aprimorar máquinas e garantir boa produtividade. Já na rede de restaurantes Outback são de grande sucesso, depois de adquirir a franquia, o proprietário tem autonomia para trabalhar a loja

O parlamentar, deputado estadual pelo Rio de Janeiro, João Pedro Figueira, esteve no Franchising Day e comentou sobre o projeto de Lei que prevê a criação do Dia da Franquia.