segunda-feira, 31 de maio de 2010

Oportunidade para jovens que buscam primeiro emprego

Programa Educação e Trabalho da Fundação CDL faz seleção na próxima segunda-feira, 7 de junho, de 9 às 16 horas

O Programa Educação e Trabalho (PET) da Fundação CDL Pró-Criança da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) está com inscrições abertas para jovens que buscam o primeiro emprego. O processo seletivo será na próxima segunda-feira, dia 07 de junho, de 9 às 16 horas na sede da Fatec Comércio (Av. João Pinheiro, 515 – bairro Funcionários).
O PET, que somente este ano já encaminhou 250 jovens para o mercado de trabalho, é um programa que alia teoria e prática, em que os jovens aprendem cursos de qualificação profissional como auxiliar administrativo, telemarketing, comércio e serviços e logística. Ao todo, são 84 horas de aprendizagem alternadas entre a sala de aula e o ambiente profissional. Para se inscrever no programa, os candidatos devem observar as seguintes orientações:

 ter entre 16 anos e 20 anos (completos);
 estar cursando no mínimo o primeiro ano do Ensino Médio;
 morar na região metropolitana de Belo Horizonte;
 ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 255)

Após o término do curso, se aprovado, o candidato pode ser encaminhado para uma das empresas parceiras. O programa é uma boa oportunidade para jovens que buscam o primeiro emprego, pois tem grandes chances de efetivação. É o caso de Mariana Parreira Santana, 17 anos. Em 2008 ela se inscreveu no PET e foi encaminhada para a empresa CMT Serviços Educacionais, permaneceu durante um ano como aprendiz e este ano foi efetivada pela empresa. Atualmente Mariana é orientadora de outros aprendizes e trabalha no Departamento Pessoal da empresa.

Ao final do projeto, caso não sejam efetivados na própria empresa parceira, os ex-aprendizes são encaminhados para o Banco de Oportunidades e SINE CDL/BH, para viabilizar a sua inserção no mercado de trabalho.