quarta-feira, 5 de maio de 2010

Plastrom Sensormatic lança software inteligente

IntelliVid dá mais inteligência ao monitoramento do circuito interno de câmeras

Monitorar um circuito interno de câmeras requer mão-de-obra e treinamento qualificados para garantir a eficácia do sistema. Para facilitar essa gestão, a Plastrom Sensormatic, empresa especializada em soluções eletrônicas de segurança para o varejo, lança o software inteligente IntelliVid, que realiza automaticamente um monitoramento eficaz por todo o sistema de câmeras do local. O lançamento oficial do produto no Brasil ocorrerá durante a Apas 2010, 26° Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercado, que acontece entre os dias 10 e 13 de maio no Expo Center Norte - Pavilhão Verde, em São Paulo.

A solução, que já estava disponível na Europa e nos Estados Unidos, analisa o comportamento dos clientes de maneira discreta e eficiente. O sofware é programado para avaliar todos os tipos de comportamento como, por exemplo, demora para colocar o produto no carrinho de compras, tumultos e entrada em acessos proibidos. Após a programação, todas as vezes que ele identificar alguma ação suspeita, automaticamente, ele seguirá o cliente por todas as câmeras da loja e irá enviar alertas para o operador.

O diferencial desse software é que ele permite o monitoramento de diferentes consumidores e ações em uma mesma cena, além de manter um arquivo com informações dos suspeitos. "Se a pessoa efetuar um furto na loja, podemos alimentar o banco de dados do IntelliVid com a foto dela e se ela voltar ao estabelecimento, o sistema sempre irá procurar por esta pessoa nas imagens ao vivo e emitirá um alerta quando a identificar", explica Gustavo Maciel, gerente de produtos da Plastrom Sensormatic, completando: "Para ter acesso a essas funcionalidades, basta programar o software para que ele envie alertas quando registrar algum comportamento duvidoso".

Paralelamente às atividades de controle de segurança, o IntelliVid faz uma análise de marketing, pois ele é capaz de indicar os locais e produtos mais cobiçados pelos clientes. O software permite a contagem do fluxo de pessoas na loja com acertividade de 88% contra 74% dos sistemas de feixe, além de analisar as "hot zones" (zonas quentes) do local, criando um rastro do caminho mais usado pelos clientes."Com esses dados em mãos, o dono do estabelecimento pode dispôr as promoções ou peças de maior interesse de venda nesses locais para facilitar o acesso e estimular a compra", observa Maciel.