sexta-feira, 23 de julho de 2010

Forum Varejo em Revolução: Consumidor promove ‘revolução’ no varejo

Transformação vivida pelo setor é fruto de mudanças nos hábitos de consumo e nas formas de relacionamento entre o varejo e os clientes

Varejo multicanal, soluções em tecnologia para o comércio, sustentabilidade e mídias sociais têm tudo a ver. Para os empresários que ainda não sabem, os temas estão diretamente ligados a um conceito que está mudando a maneira como o consumidor se relaciona com marcas e empresas. Essa transformação, que já começou e tende a se tornar cada vez mais perceptível para o mercado, deve estar na agenda de trabalho de empresários de micro e pequenas empresas do setor do varejo, como uma oportunidade efetiva para conquistar e fidelizar clientes e potencializar resultados.
Para debater a velocidade e o impacto que essas mudanças vêm causando e, também, como que essa ‘revolução’ pode ser encarada como sinônimo para novos negócios, o Sebrae/PR, realiza a primeira edição do evento Fórum Varejo em Revolução, em Curitiba. Mais de mil pessoas, vindas de Curitiba e Região, são esperadas para o encontro, que promete reunir especialistas, consultores, empreendedores e empresários do comércio varejista, no 9º andar do Estação Convention Center, no próximo dia 18 de agosto, na capital paranaense, das 13 às 21 horas.
O Fórum Varejo em Revolução, que também será realizado em outras cidades das regiões oeste, sudoeste, norte e noroeste do Estado, em 2010, com datas e locais a definir, vai analisar e discutir a nova economia, os cenários para os próximos anos, os desafios e oportunidades de mercado para um dos setores mais competitivos da atualidade. Em Curitiba, o jornalista Paulo Henrique Amorim e o consultor Edmour Saiani são convidados-âncoras do evento. Em pauta, indicadores econômicos e a importância do empresário investir na capacitação de seus colaboradores, implantando uma gestão estratégica de atendimento. Os temas permeiam uma equação em que a qualidade do negócio está diretamente ligada à capacidade que o empresário tem de estar preparado para interpretar cenários e enfrentar novos desafios.

O coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, explica que a ideia é trazer uma dinâmica que envolve conhecimento e, também, aproximar o empresário da pequena empresa de estratégias para conquistar o ‘neoconsumidor’. Esse conceito é fruto de mudanças nos hábitos de consumo e formas de relacionamento varejo-clientes. Dalquano Junior diz que o novo consumidor tem acesso a uma série de informações e usa ferramentas, baseadas em novas tecnologias, para buscar a melhor forma de consumir. “Antes de comprar, pesquisa sobre o produto ou serviço na internet, compara preços, busca impressões de outras pessoas em sites de relacionamento e conversa com amigos”, diz.

Segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e-net), a internet, no Brasil, tem mais de 63 milhões de usuários. Na avaliação do coordenador, o empresário precisa ter consciência que ao ‘lançar’ sua empresa na internet, ele está criando mais um canal de relacionamento com o cliente e para manter esse relacionamento é preciso agilidade nas respostas. Caso contrário, o empresário corre o risco de perder a credibilidade do negócio. “Cada vez mais, as pessoas se preparam para o consumo. A marca da empresa dele é uma só e o empresário precisa trabalhá-la em vários canais. Mas, para isso, é preciso investir em infraestrutura e tempo, já que não basta apenas criar um site ou divulgar sua empresa no Twitter, por exemplo. É preciso acompanhar esse processo”, orienta Dalquano Junior.

A 13ª edição do relatório anual “Os Poderosos do Varejo Global”, da Deloitte – que oferece auditorias, consultorias tributárias e em gestão de riscos empresariais para diversos setores – em parceria com a STORES Magazine, apontou que, para manter uma trajetória de crescimento agressiva, a maioria dos grandes varejistas do mundo desenvolveu múltiplos formatos de vendas.

Em 2008, mais da metade dos 250 maiores varejistas no mundo operaram com algum nível de diversificação de formato, comparando-se com outros 119 que operaram com um formato único. Mesmo as empresas com uma cadeia diversificada de conceitos de lojas de varejo tenderam, de acordo com o relatório anual, a ter um formato responsável pela maioria das suas vendas. Somente 34 dos 250 maiores não tiveram um formato dominante.

Segundo o relatório, a rede Walmart, dos Estados Unidos, lidera o ranking desses 250 maiores varejistas do planeta, considerando o último período fiscal avaliado de cada empresa, até junho de 2009. A Deloitte ainda aponta em outra pesquisa - “Estratégias para o Varejo Brasileiro - Reflexões sobre os anseios do consumidor” -, as grandes tendências para o varejo em 2010. De acordo com o levantamento, a mudança no comportamento do consumidor; a segmentação do mercado de luxo; a globalização de varejistas emergentes; a globalização dos varejistas norte-americanos; as mídias sociais e varejo; a racionalização do sortimento e o aumento da polarização são algumas tendências apontadas.

Oportunidade x Preparo

Além da palestra “Cenários Econômicos e Perspectivas”, com Paulo Henrique Amorim, marcada para as 14 horas, e a palestra “Um Show de Loja!”, com Edmour Saiani, às 19h30, estão programados quatro painéis. Em cada um deles, que acontecem simultaneamente, especialistas debatem com empresários ações que já estão sendo aplicadas por empresas do setor. “Queremos promover uma troca de experiências entre essas empresas e apresentar soluções na área de varejo que, de fato, promovam uma revolução.”

Nos dois primeiros painéis, às 15h30, serão debatidos os temas “Varejo Multicanal: convergência de canais aproximando e diferenciando o consumidor” e “Tendência e soluções tecnológicas para o pequeno varejo”. Nos outros dois, previstos para as 17h30, serão discutidas questões relacionadas aos temas “A Sustentabilidade e Responsabilidade Social como estratégia de diferenciação” e “Mídias Sociais para a geração de negócios e relacionamento com o cliente”. “Os temas dos painéis foram escolhidos para debater esses múltiplos mecanismos que são possíveis de se utilizar no varejo. Temos presenciado a influência da geração denominada ‘geração y’ no mercado. Ou seja, jovens com poder de compra e, principalmente, com uma nova postura e com novos valores na hora de consumir”, avalia Dalquano Junior.

Ainda durante o Fórum Varejo em Revolução, os participantes terão acesso ao Espaço Network, uma área reservada com soluções inovadoras voltadas ao varejo relacionadas à sustentabilidade, softwares, mídia digital, automatização, embalagens recicláveis, comunicação, entre outras. Uma oportunidade para ampliar a rede de contatos e conhecer novas tecnologias para implementar nas lojas. “A relação de compra e consumo está mudando, graças às facilidades e à conveniência. A realização do Fórum Varejo em Revolução é uma forma do Sebrae/PR disponibilizar ao empresário do pequeno varejo informações para que ele saia da ‘área de conforto’. A ideia é mostrar a esses empresários que chegou a hora do pequeno ser revolucionário. Nosso intuito é que evento entre para o calendários de eventos do setor”, complementa o coordenador.
O Fórum também conta com o apoio do Sistema Fecomércio/PR.
Painelistas
Já estão confirmados para o Fórum Varejo em Revolução os painelistas Marcos Pedri, diretor das Livrarias Curitiba; Roger lahorge Castagno Junior, gerente de Desenvolvimento Corporativo da Bematech; Milton Yuki, diretor da Redecar; José Manuel Catarino Barbosa, presidente da MibiOn; Fábio Seixas, diretor da Camiseteria; Adilson Filipaki, diretor da JoyFul; André Telles, CEO e escritor da Agência Mentes Digitais; Olímpio Araújo Júnior, diretor da OAJ Gestão de Marketing; e Roberta Cardoso, coordenadora técnica do Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Como participar
O Fórum Varejo em Revolução acontece no dia 18 de agosto, no Estação Convention Center – Piso Potty Lazarotto, em Curitiba, das 13 às 21 horas. Os ingressos custam R$ 145,00 e estão disponíveis pelo Disk Ingresso, no (42) 3219-0242 para interessados em Ponta Grossa e Guarapuava. Em Curitiba, informações pelo telefone (41) 3315-0808 ou nos quiosques do Disk Ingresso, no Shopping Total, Shopping Estação – Setor Verde P2 e Shopping Mueller - subsolo. Estudantes, com a apresentação de carteira de identificação estudantil; idosos, com idade igual ou superior a 60 anos; doadores de sangue e professores têm direito à meia-entrada. Mais informações, acesse o www.varejoemrevolucao.com.br.