segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novas regras já são realidade nas drogarias do País

Refrigerante, sorvete, bala, água, gelo, cartão telefônico e serviços fotográficos estão liberados nas prateleiras de vendas de farmácias e drogarias vinculadas à Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). A iniciativa deve gerar uma margem de lucro maior aos comerciantes, mas ainda não se sabe de quanto será o lucro devido aos produtos relacionados já possuírem locais fixo em padarias e bancas de jornal.

Mais uma maneira de ter rentabilidade nas farmácias são os serviços que podem ser oferecidos - como colocação de brincos, administração de medicamentos , teste de glicemia e medições de pressão arterial e temperatura corporal, que segundo pesquisa realizada pela Roche, os consumidores estão dispostos a pagar entre três e cinco reais por serviços. Mas, para oferecê-los, é necessário que os estabelecimentos estejam de acordo também com outras regras da Vigilância Sanitária (Anvisa), como a adequação das instalações da sala de atendimento e dos equipamentos.

Outra mudança foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinou que os medicamentos de venda livre fossem colocados atrás do balcão. Para auxiliar e apoiar as farmácias do País a Roche e Omron criaram o site www.espacosaude.far.br.

Fonte: DCI