segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pesquisa revela que 25% das crianças e adolescentes visitam sites de varejo

Foi-se o tempo em que crianças e adolescentes entravam na internet apenas para pesquisas escolares. Hoje, os internautas com idade de seis a 14 anos, e que já somam quase cinco milhões no Brasil, estão mais interessados em entretenimento e em reforçar a sua rede de contatos na web. Pesquisa feita pela consultoria britânica comScore revela que esses usuários passam 60% do tempo on-line assistindo a vídeos no You Tube, conversando no MSN e trocando contatos em sites como Orkut e Facebook. Até o Twitter já aparece na lista. A propensão ao consumo não fica muito atrás: um em cada quatro acessa sites de lojas de varejo, conforme mostra a reportagem de Bruno Rosa na edição do O GLOBO deste domingo.
Esses quase cinco milhões de crianças e adolescentes já ultrapassaram em quantidade outros grupos, como o de 45 a 54 anos, que somam 3,7 milhões. Alex Banks, diretor da comScore no Brasil e vice-presidente da consultoria na América Latina, lembra que esses jovens já nasceram na cultura digital.

- Esses jovens representam 12% da população on-line no Brasil, e os números devem crescer. É inevitável. Em termos educativos, a internet tem muito a oferecer. Hoje, a primeira coisa que a criança faz quando entra na internet é assistir a vídeos, ver filmes e ouvir músicas. O MSN (serviço de conversa da Microsoft) representa 22% do tempo que crianças e adolescentes passam na web, e as redes sociais ficam com 15%. Das 8,6 bilhões de páginas acessadas no Brasil em maio, 1,6 bilhão veio de jovens entre seis e 14 anos - afirma.

Segundo a comScore, 28% dos usuários no Brasil entre seis e 14 anos acessam o Orkut, e outros 4% entram no Facebook e no Twitter. De olho nesse público, alguns bancos já lançaram cartões de crédito pré-pagos, destinados ao público de sete a 17 anos.

Fonte: O Globo