sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ABF divulga os vencedores da primeira edição do Prêmio de Design ABF – Retail Design Institute

Dividido em categorias: Pleno, Sênior e Máster, cada uma premiou os três melhores projetos de loja e o melhor projeto de quiosque.
Foram concedidos ainda dois prêmios especiais: Prêmio Inovador e Design do Ano.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizou no último dia 12 de agosto, em parceria com o Retail Design Institute (RDI), a entrega da primeira edição do Prêmio de Design ABF - Retail Design Institute 2010.

O objetivo do Prêmio é reconhecer os projetos de design que contribuem para elevar a experiência de compra dos consumidores, a conquista de mercado e a melhoria de desempenho da rede, além de estimular o uso do design como ferramenta estratégica de negócio.

As categorias foram divididas em: Pleno, Sênior e Máster. Cada uma premiou os três melhores projetos de loja e o melhor projeto de quiosque. Além disso, outros dois prêmios especiais Prêmio Inovador e Design do Ano foram concedidos. No total vinte empresas concorreram à premiação nesta primeira edição.

O prêmio mais esperado da noite: Design do Ano foi entregue à rede Hering Store, considerada a empresa franqueadora que melhor utilizou o design para transformar seu ponto de venda num ambiente encantador para a experiência de seus clientes. A escolha levou em consideração os seguintes critérios: projetos que elevaram a experiência da compra dos consumidores; a expansão de mercado através do design e programas de comunicação e marketing.

O prêmio especial Inovação do ano reconheceu a empresa franqueadora que levou em conta conceito, visual merchandising, inovação em iluminação, equipamentos, móveis e comunicação. A rede contemplada foi a Contém 1G.

Categorias: Pleno, Sênior e Máster

Na modalidade loja, que visa distinguir e reconhecer publicamente o projeto que melhor utilizou o design como ferramenta estratégica: a categoria Franqueador Pleno, (redes franqueadoras com 10 ou mais franqueados e com no mínimo três anos de atuação), contemplou em primeiro lugar a rede Fotóptica, de serviços, em segundo e terceiro lugar, as redes de vestuário Star Point e TKTS, respectivamente.

Na categoria Franqueador Sênior (redes franqueadoras com 30 ou mais franqueados e com no mínimo cinco anos de atividade), foram premiadas em primeiro lugar a rede de calçados Capodarte, em segundo lugar a rede de bares e restaurantes Água Doce Cachaçaria e em terceiro lugar a rede Morana, de acessórios.

Já na categoria Franqueador Máster, (redes franqueadoras com 60 ou mais franqueados e com no mínimo dez anos de atividade), a vencedora foi novamente a rede Hering Store, em segundo lugar a rede Mundo Verde, de produtos naturais (que se destacou pela utilização consciente de medidas sustentáveis no design da loja) e em terceiro lugar a Contém 1G, de saúde e beleza.

O prêmio da modalidade quiosque foi dado à rede Contém 1G, pelo projeto que melhor utilizou o design como ferramenta estratégica do quiosque.

“A parceria da ABF com o Retail Design Institute vai além da criação desse prêmio, visa, sobretudo disseminar boas práticas, compartilhar estratégias e inovar o setor”, afirma Ricardo Bomeny, presidente da ABF.

Para o George Hommer, presidente do RDI, a parceria com a ABF tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade do design no varejo brasileiro, para que as lojas alcancem um padrão de competitividade internacional. “O Prêmio valoriza os projetos inovadores e é uma forma de encorajar os proprietários das marcas a se empenharem na melhoria dos pontos de venda e na experiência de compra do consumidor”, concluiu.

Mais informações: http://www.portaldofranchising.com.br/