sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Alshop considera irreversível o processo de monopólio regional no varejo

Nos últimos meses, o varejo foi surpreendido com inúmeras notícias de fusões e aquisições envolvendo grandes empresas do setor, como as operações do Magazine Luíza e Lojas Maia, Ponto Frio e Pão de Açúcar, Ricardo Eletro e Insinuante, Casas Bahia e Pão de Açúcar, entre outras. Tais negociações facilitam a entrada destas empresas em novos mercados, como as regiões Norte e Nordeste, fazendo com que os varejistas não percam espaço. O avanço das classes C e D, e o crescimento contínuo da economia, alavancado pela expansão do consumo interno, ajudam nesta nova realidade.

Com medo de que estes grupos de grande porte acabem anulando os trabalhos dos pequenos que atuam nestas regiões, o que reduziria a concorrência local e as opções de compras dos consumidores destas regiões, a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda promete rigor na fiscalização destas negociações, e poderá propor ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a imposição de barreiras regionais para aprovar a operação.

Apesar de toda a discussão, o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, considera estratégica e um caminho sem volta esta união de forças entre os varejistas para se consolidarem em todo o País. “Os grandes grupos têm como planos de administração a presença cada vez mais representativa no varejo nacional, e preferencialmente em um curto espaço de tempo, fazendo com estas fusões tornem-se primordiais, e facilite até mesmo na captação de recursos, a custo zero, para ampliação do número de lojas. É um processo que já ocorre em todo o mundo, e no varejo brasileiro não seria diferente”, ressalta o executivo.