sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Franquias estão de olho nos novos postos de gasolina

Com a expansão do segmento de postos de combustível, em que redes de distribuição -como Ipiranga, Shell, Petrobras, e Esso, entre outras- disputam regionalmente espaços para implementar novas unidades e consequentemente, lojas de conveniência, grandes redes do ramo de fast-food que atuam no mercado brasileiro, como Bob's, Spoleto, e Casa do Pão de Queijo, entre outras, aproveitam a proximidade do público para alavancar negócios. Afora elas, outras empresas da área de serviços -como a de venda de pacotes turísticos CVC, a Americanas Express e a 5 à Sec- também miram no segmento.

Segundo informações da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro, os postos de combustível realizam 2,5 bilhões de operações de abastecimento por ano, com faturamento de mais de R$ 162 bilhões. Quando esses estabelecimentos passam a agregar em seu espaço lojas de conveniência, o resultado pode ser entre 15% e 30% maior.

Além das lojas das próprias distribuidoras de combustíveis -como a BR Mania, da Petrobras, e a AM/PM, da Ipiranga-, a associação com marcas famosas parece agradar tanto os donos das lojas e os consumidores quanto o proprietário do posto.

Criado na década de 1920, nos Estados Unidos, o conceito de loja de conveniência foi rapidamente aceito pelo consumidor, que se sentiu atraído pela facilidade de encontrar produtos em horários e espaços que não os do varejo tradicional.

Hoje, no Brasil, há cerca de 6 mil lojas desse tipo, o equivalente a presença em 17% dos postos do País, percentual que deve crescer rapidamente ao se considerarem os investimentos que estão sendo feitos no canal.

Fonte:DCI