quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Spoleto lança projeto cultural "Arte Urbana"

Trezentas e trinta mil peças colecionáveis assinadas por novos talentos do grafite, desenho e pintura serão distribuídas ao longo do segundo semestre

Está definido na Wikipédia: ‘arte urbana ou street art é a expressão que refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público’. Hoje, no entanto, esta manifestação já rompeu várias fronteiras e invadiu outros espaços como a rede de culinária Spoleto. Com a arte em seu DNA, a marca segue a tradição de combiná-la com gastronomia e no dia 10 de agosto lança o projeto cultural ARTE URBANA, com nomes da nova geração do desenho, grafite e pintura, criando produtos colecionáveis exclusivos para a marca.

O Spoleto investiu R$ 1,5 milhão (um milhão e meio de reais) na ação, que vai distribuir 330 mil peças durante o segundo semestre de 2010. A estréia é com a coleção de copos assinada pelos artistas e grafiteiros Nhaf, Kajaman e Mack, integrantes da ADDarts – núcleo de artistas nacionais e internacionais com exposições em galerias, trabalhos de pintura de interiores, estruturas funcionais e moda. A segunda etapa do projeto acontecerá em outubro, com uma série de pratos colecionáveis, também criados por novos talentos da arte contemporânea. A estimativa da empresa é aumentar o volume de vendas em, no mímino, 10%, durante os 50 dias da primeira fase do projeto.

Estreia com copos


A coleção de copos ARTE URBANA apresenta seis modelos diferentes. Os artistas se inspiraram nas próprias obras já realizadas em diferentes espaços. “Queremos levar um pedaço da rua para a casa das pessoas”, explica Rafael Uzai, conhecido como Nhaf. Serão distribuídas 160 mil unidades nas 236 lojas dos 23 estados em que o Spoleto está presente, no período de 10 de agosto a 15 de setembro ou enquanto durarem os estoques.

Para obter os copos, o Spoleto criou a promoção utilizando um de seus carros-chefes, a Lasanha. Em pesquisa realizada pelo IDS Marketing Intelligence (do Ibope), no Rio de Janeiro e em São Paulo, a massa é apontada como a de maior preferência entre os clientes do restaurante e destaca-se entre os três pratos mais consumidos pelo público brasileiro em geral. Com base nestes números, o Spoleto criou a mecânica: na compra de qualquer sabor de Lasanha + uma bebida, o cliente leva um copo colecionável. Para a minoria que não aprecia a iguaria, a rede oferece a mesma opção na compra do exclusivo Prato da Mamma (que leva até 10 ingredientes e mais molho).

“Queremos resgatar a arte no dia-a-dia de nossos restaurantes e presentear os consumidores. Há muitos anos o Spoleto promove novos expoentes de diferentes segmentos artísticos e resolvemos apostar na arte urbana, buscando como parceira a ADDarts”, conclui o gerente de marketing do Spoleto, Antonio Moreira Leite.