terça-feira, 30 de novembro de 2010

Grupo Pão de Açucar e Dunnhumby fazem parceria

J&V prevê exclusividade da operação no Brasil e tem inicio com programa Mais

Grupo Pão de Açúcar e a dunnhumby firmaram um acordo de associação (joint-venture). A partir desse acordo, a dunnhumby, empresa reconhecida como fornecedora de soluções de marketing relacionado a bens de consumo nos principais mercados varejistas globais, passa a atuar no Brasil, com exclusividade para o Grupo, trazendo o que há de mais moderno em conceito de inteligência de gestão de varejo mundial.

O projeto, que tem início no Programa de Relacionamento Mais da rede Pão de Açúcar, tem o objetivo de promover análises relacionadas ao conhecimento do consumidor e desenvolver ações e projetos em parceria com fornecedores, que tragam benefícios aos clientes, em formato de sortimento, preços e promoções e, por conseqüência, ampliação das vendas. “Esta é uma parceria de longo prazo, onde GPA e dunnhumby se propõem a construir um negócio com benefícios em toda cadeia, em especial para os clientes que poderão contar com lojas ainda mais adequadas ao seu perfil”, avalia Ramatis Rodrigues, Vice Presidente Comercial do Grupo Pão de Açúcar.

O projeto tem como foco a análise das vendas e sua relação com o comportamento dos clientes no ponto de venda. Esse diagnóstico parte de uma ferramenta desenvolvida pela dunnhumby que considera uma série de variáveis analisadas a partir da demanda e comportamento dos consumidores, incluindo a relação entre freqüência de compra e tíquete médio, que permite melhor assertividade nas decisões de oferta, preço e sortimento. As informações utilizadas não incluem dados cadastrais dos clientes, garantindo total confidencialidade e privacidade das informações pessoais.

A parceria é considerada uma evolução do conceito de relacionamento iniciado com o programa Mais. Para Cristina Serra, diretora de marketing do Grupo, “a rede Pão de Açúcar foi a primeira varejista a criar um programa de relacionamento no varejo brasileiro, com o Mais. Agora, buscamos avançar com ferramentas inovadoras e comprovadamente eficazes para melhor identificarmos as necessidades e expectativas dos nossos clientes. O resultado desse conhecimento é a adequação do mix de produtos, promoções e comunicação de acordo com as necessidades dos consumidores”.

Com presença em mais de 25 países a dunnhumby chega ao Brasil num cenário extremamente favorável. Segundo Serra, “vivemos um grande momento econômico em boa parte estimulado pelo consumo interno. Queremos preparar nossas lojas para que possam ajudar os clientes a comprarem melhor e continuamente oferecer uma experiência de compra diferenciada que possibilite sua fidelização”.

Para a dunnhumby, o conhecimento acumulado em outros mercados facilitará sua atuação. “Vamos aplicar a experiência das parcerias com grandes empresas como Groupe Casino, Tesco e Kroger, nos adequando às necessidades e realidade do mercado brasileiro e aplicar nossas metodologias da forma mais positiva no negócio do Grupo Pão de Açúcar”, Stuart Appleby, Diretor Geral da dunnhumby Brasil e Colômbia

Fonte: Portal Moveleiro