quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Livros recomendados: Data & Varejo - GS&MD

Bilíngüe, apresenta análises ampliadas mostrando a evolução do mercado brasileiro e como as grandes variáveis macroeconômicas (renda, crédito, juros, câmbio, emprego, confiança dos consumidores) criaram um cenário de forte crescimento
Nos últimos sete anos, o varejo tem conquistado uma importância cada vez maior na economia brasileira, se tornando, ao lado dos serviços, uma das âncoras do crescimento do país. No entanto, falamos de um setor que ainda carece de estatísticas e informações, por ser diversificado e pulverizado. Compreendê-lo é fundamental para aqueles que atuam ou têm algum tipo de relacionamento comercial e econômico-financeiro com o varejo.

Pensando neste novo cenário, a GS&MD – Gouvêa de Souza, consultoria especializada em varejo, marketing e distribuição, acaba de lançar Data & Varejo – o presente e o futuro do varejo e da distribuição, bilíngüe, em que o varejo brasileiro é abordado de forma exclusiva, integralmente apresentado em números e analisado em suas peculiaridades.

“Atualmente, para embasar as tomadas de decisão, os executivos do setor são obrigados a procurar dados em diversas fontes e organizações setoriais. Além dessas informações, reunimos também os indicadores econômicos que impactam diretamente a performance do varejo”, acrescenta Marcos Gouvêa, diretor geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Em sua terceira edição, Data & Varejo acumula uma bem sucedida trajetória como uma ferramenta de apoio à tomada de decisões. Simultaneamente, é uma obra de pesquisa que está empenhada na difusão do conhecimento.

Com a crise financeira global no final de 2008 e em 2009, o varejo brasileiro ganhou importância ao apresentar um desempenho consistente. As dificuldades impostas pela crise evidenciaram uma realidade que deve continuar a vigorar nos próximos anos: o varejo brasileiro apresenta resultados promissores e encurta a distância, em termos de tamanho e amadurecimento, em relação às economias mais avançadas.

Depois de mostrar o mapa global e apresentar como o Brasil se insere neste contexto, o livro passa a mostrar a evolução do mercado brasileiro e revela como as grandes variáveis macroeconômicas (renda, crédito, juros, câmbio, emprego, confiança dos consumidores) criaram um cenário em que o caminho do crescimento parece a única alternativa possível. O passo seguinte é falar sobre as mudanças no comportamento do consumidor, em consequência de toda a evolução do ambiente econômico, e como essas mudanças geram novas demandas e impactam o desempenho de cada segmento do varejo brasileiro.

Novidades

E esta edição vem repleta de novidades! A seção dedicada às oportunidades e ameaças ao crescimento da economia brasileira na próxima década é uma delas. E ainda, com exclusividade, a GS&MD- Gouvêa de Souza, divulga os resultados do Global Retail Maturity Index (GRMI), índice que calcula a maturidade do varejo das 20 principais economias do mundo, entre os quais figuram Brasil, China, Índia, Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido, e mostra uma grande evolução do varejo brasileiro ao longo dos últimos anos.

Com patrocínio da Serasa Experian, Data & Varejo – o presente e o futuro do varejo e da distribuição chega ao mercado dia 30 de novembro, com mais um benefício: um portal na internet atualizará regularmente as informações.

Aí vai um “aperitivo” com alguns dos dados que estarão no livro:

“Entre as principais economias globais, o varejo brasileiro teve um desempenho destacado em 2009, com expansão de 5,9%. Embora tenha ficado distante dos 15,6% do mercado chinês, o país apresentou um crescimento muito superior, por exemplo, à União Europeia (1,2%), Japão (-5,0%) e Estados Unidos (-5,9%). Mais importante que o desempenho negativo do varejo, deve-se ressaltar, no caso dos principais mercados, uma mudança de comportamento dos consumidores. E, nesse caso, os Estados Unidos são um exemplo emblemático.

O varejo do país viveu, com a recuperação econômica subsequente aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, alguns anos de forte expansão. Em 2005, por exemplo, o varejo do país cresceu 7,8%; no ano seguinte, 6,3%. A partir de 2007, com os primeiros ventos contrários vindos do mercado financeiro...”

Fonte: Divulgação