terça-feira, 9 de novembro de 2010

Varejo abre vagas para temporários neste final de ano

Àqueles que buscam o primeiro emprego ou querem retornar ao mercado de trabalho, o período de Natal é uma ótima oportunidade. As contratações de final de ano dão chances para as pessoas ganhem um dinheiro extra, e por vezes definitivo, tendo em vista que o comércio varejista oferece a oportunidade de um funcionário temporário se tornar efetivo.

Mas para que isso aconteça é necessário que o empregado se destaque e mostre diferenciais dos demais, como ser prestativo, ter dinamismo, competência e dedicação.

Os shoppings e comércios varejistas se destacam nesta época do ano, pois são setores que mais abrem vagas para poder dar conta da demanda das compras de final de ano. Neste ano a estimativa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é que o setor tenha mais de 130 mil vagas para trabalhadores temporários.

O Natal é a principal data no calendário varejista, com destaque para o volume de vendas, e segundo dados da Fecomércio, a estimativa é que as vendas cresçam em torno de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, na Grande São Paulo.

Os Shopping Metrô Tatuapé e Boulevard pretendem abrir cerca de 1.500 vagas para empregadores temporários fazendo com que a estação do Metrô Tatuapé se torne um verdadeiro pólo de compras. Para pleitear uma vaga temporária, os interessados podem procurar as lojas que estejam com avisos de vagas ou similares. “Praticamente todas as lojas reforçarão seus quadros de funcionários para atender a uma demanda de público que ultrapassa 1 milhão e 700 mil pessoas nesse período”, afirma Andréia Perini, gerente de marketing do Shopping Boulevard Tatuapé.

Lojas de diferentes segmentos devem fazer contrações para atender a demanda do fim de ano.

Pessoas com ou sem experiência e de todas as idades terão a oportunidade de trabalhar no Shopping D em estabelecimentos de diversos ramos, como calçados, eletroeletrônicos, vestuário, assim como segurança, faxina entre outras vagas. De acordo com a gerente de marketing do empreendimento, Elizabeth Guimarães, a estimativa é que as vendas aumentem em cerca de 15% nesta época de festas. “As lojas abriram cerca de 500 vagas. Portanto, esse deve ser o efetivo necessário para atender às necessidades de cada uma neste fim de ano”.

O shopping Market Place não fica atrás e também faz diversas contratações para o fim de ano. “Considerando o bom desempenho pelo qual está passando, o Market Place, ao longo do ano, tem a expectativa otimista de aumentar em cerca de 20% as vendas para o Natal de 2010”, revela João Colette, gerente geral do shopping.

Só na parte administrativa do shopping, serão contratados 40 funcionários temporários. O diferencial este ano é o exclusivo “hot site de Natal”, que se trata de um canal exclusivo dentro do site do shopping, dedicado à época, tendo como objetivo prestar um serviço diferenciado e exclusivo aos clientes. No endereço eletrônico será possível consultar informações sobre preços, acessar lista de presentes e consultar as melhores dicas de compras.

O shopping Aricanduva - o maior da América Latina-, pretende contratar dois mil funcionários temporários para o fim de ano em suas mais de 500 lojas. Segundo o gerente Cleber Perfeito existem chances de efetivação. “Quase 50% dos temporários acabam sendo efetivados”, relata.

A Decathlon também vai aumentar o número de funcionários para atender a demanda. “A previsão é contratar 15 temporários, que iniciarão as atividades entre novembro e dezembro”, adianta Rodrigo Emygdio Pereira, diretor da Decathlon Aricanduva.