quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Motivação dos funcionários é primordial ao ponto de venda

Lojistas satisfeitos com suas atividades no varejo conseguem oferecer melhores resultados às suas empresas. Quem ganha com isso? Consumidores e varejistas
Se um vendedor representa a imagem de sua loja perante seus clientes, o varejo necessita constantemente criar mecanismos que tornem estes profissionais ainda mais estimulados, para realmente “vestirem a camisa” da empresa onde trabalham. E o resultado deste tipo de ação é a menor rotatividade de funcionários destes estabelecimentos, além de consumidores felizes e satisfeitos, pois recebem um bom atendimento no ato da compra, tornando sua visita ao local ainda mais frequente.

Durante apresentação realizada em evento promovido pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o consultor e especialista em motivação, planejamento, marketing e vendas, Luiz Marins, mostrou que uma pesquisa feita com 34 mil pessoas, e divulgada em outubro deste ano, mostrou que 45,8% delas consideram o atendimento excelente como fator primordial para serem conquistadas como clientes; 37,2% valorizam quem cumpre o que promete, e apenas 2,8% consideram o preço baixo como fator decisivo.

Uma equipe treinada e comprometida com a filosofia de trabalho proposta pela empresa também é primordial para atender as expectativas de seu público-alvo, mas é preciso que se procurem estes profissionais nos lugares certos, podendo ser até mesmo em universidades, pois são locais onde existem inúmeros bons talentos e que esperam ansiosamente por uma oportunidade no mercado de trabalho para desenvolverem suas aptidões.

“Mas vale ressaltar que, por melhor que seja um profissional, uma boa índole conta pontos em qualquer processo seletivo por uma vaga no varejo, pois o setor precisa de pessoas parceiras, com feeling para bons negócios, indo de encontro às necessidades do consumidor, e não apenas para estar ali em busca do salário no fim do mês. Qualidade é melhor que quantidade, e só assim uma loja não correrá o risco de cair na armadilha da desunião de uma equipe, o que certamente reflete no clima do ambiente de trabalho em uma loja e, consequentemente, nas vendas”, comenta o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Por fim, em caso de problemas na condução das atividades por parte dos funcionários, é função do gerente ou proprietário do estabelecimento orientá-los de maneira adequada, mostrando o caminho correto a ser seguido, para que os erros não se transformem em uma verdadeira “bola de neve”, e acabe comprometendo a produtividade de todos os envolvidos.