quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Premiação encerra edição 2010 do VarejoMAIS, no noroeste do Paraná

A edição 2010 do Projeto VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade, no noroeste do Paraná, foi encerrada com uma festa empresarial na última terça-feira, dia 30, em Maringá. Seis empresas das cidades de Maringá, Campo Mourão e Nova Londrina destacaram-se no Projeto, uma parceria do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR, e foram premiadas com o troféu “O Melhor do VarejoMAIS 2010”. Na ocasião, estavam presentes empresários e lideranças políticas e do comércio varejista.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto, Marcelo Wolff, esta é a quinta edição do VarejoMAIS e há muitos motivos para celebrar. Ele cita que 950 micro e pequenas empresas foram atendidas em mais de 13 cidades da região noroeste, ao longo dos últimos cinco anos. Ao todo, as entidades realizaram mais de 7.800 horas de consultorias prestadas às empresas, e cerca de 6 mil pessoas foram capacitadas em palestras e treinamentos. Em todo o Paraná, neste ano, o VarejoMAIS beneficiou 1.385 empresas em cerca de 60 municípios.

“Mais importante do que os números, são os resultados atingidos pelas empresas porque, atualmente, a concorrência está cada vez mais acirrada e não basta competência, é preciso ter diferencial. E no Projeto, os empresários conquistam melhorias em planejamento, arranjo interno da loja, visual e layout mais atrativos, gestão financeira, atendimento aos clientes e estabelecimento de metas para curto prazo. Destaque também para a mudança no comportamento e atitude dos empresários na gestão dos negócios, ajudando a tornar as empresas mais competitivas”, declara Marcelo Wolff.

Para homenagear os empresários que mais se destacaram durante o ano, e estimular outras empresas a potencializarem seus resultados, o “Prêmio O Melhor do VarejoMAIS” é entregue em duas categorias: Loja Referência e Loja Revelação. Além de um troféu que simboliza o Deus Mercúrio - o protetor do comércio -, os primeiros colocados receberam um selo que indica a sua classificação no Projeto, e que poderão utilizar em materiais gráficos e visuais, durante o período de um ano. Segundo o consultor do Sebrae/PR, a avaliação e seleção dos vencedores parte do diagnóstico final, realizado após a execução de todas as atividades do Projeto. “O patamar de gestão alcançado pelas empresas participantes, na edição 2010, foi excelente”, acrescentou Marcelo Wolff.

Empresas premiadas

Dentre as empresas vencedoras na categoria Loja Revelação estão a Pet & Flora, de Maringá, a Espartilho Lingerie, de Campo Mourão, e a Loja Moreira, de Nova Londrina. A satisfação com os resultados obtidos e com a primeira colocação é perceptível nas palavras dos próprios empresários premiados. A empresária da Pet & Flora, Zuleide Gonçalves Francisco, destacou ter sido muito válido participar do Projeto porque iniciou o negócio há um ano e meio e precisava ter noções de gestão e funcionamento. “Pudemos aprender vários procedimentos que nos ajudaram a melhorar o controle financeiro, a organização da empresa e o atendimento aos clientes”, afirmou a empresária de Maringá.

Também animada, a proprietária da loja Espartilho Lingerie, Dayane Amanda Bueno, participou do Projeto porque queria fazer mudanças na empresa. “As orientações sobre vitrine e controle financeiro foram excelentes. Tirei minhas dúvidas sobre administração”, afirmou a empresária. Com o mesmo objetivo de melhorar a empresa, o proprietário da Loja Moreira, Cláudio Marcelino Dias, se inscreveu no Projeto e comemora os resultados. “Passamos a cadastrar os clientes, melhoramos a aparência da loja e começamos a utilizar computador”, destacou o empresário de Nova Londrina.

Já na categoria Loja Referência, as empresas vencedoras foram a Soar Ar Condicionado, de Maringá, Eletroluz Materiais Elétricos, de Campo Mourão, e a Casa do Acessório, de Nova Londrina. Esta é a primeira vez que a sócia-proprietária da Soar Ar Condicionado, Eliane Ribeiro de Oliveira, participa do Projeto. Feliz com o Prêmio, disse que ano que vem pretende realizar o VarejoMAIS Segunda Fase. “Na capacitação, percebi que podíamos melhorar alguns detalhes que acrescentariam em diferencial, como o planejamento estratégico”, completou a empresária de Maringá.

A gerente-administrativa da Eletroluz Materiais Elétricos, Viviane Schulz Marroni, sempre participa de capacitações, mas disse que o VarejoMAIS surpreendeu por acrescentar orientações importantes. “Aprendemos a controlar o número de orçamentos e de clientes que entram na loja. Também achei interessante a ferramenta de cliente oculto, que ajuda a perceber as falhas da empresa”, frisou Viviane Schulz Marroni, de Campo Mourão.

Já o proprietário da Casa do Acessório, Marcelo Junior Ferreira Viana, considera que o VarejoMAIS chegou na hora certa, resultando em mudanças positivas na empresa. “Outras pessoas me indicaram o Projeto e resolvi participar. Faz dois anos que tenho o próprio negócio e foi bem proveitoso. Receber o consultor na empresa foi o grande diferencial”, declarou o empresário de Nova Londrina.

Balanço

De acordo com o coordenador estadual do Setor de Comércio, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, mais do que premiar, o evento propõe a entrega de um ano de empenho e dedicação de todas as empresas participantes, que buscaram soluções para seus negócios. “O Projeto VarejoMAIS é o que atende o maior número de empresas no comércio varejista e o sucesso da iniciativa está em oferecer soluções simples, mas que garantem bons resultados”, enfatizou Osmar Dalquano Junior.

Além do formato tradicional, o VarejoMAIS conta com uma versão customizada para empresas do setor, localizadas em pequenas cidades, o VarejoMAIS em Ação, e outra para atender empresários interessados em aprofundar conhecimentos, o VarejoMAIS – Segunda Fase. “Desde o lançamento, em 2005, a solução beneficiou mais de 7 mil empresas no Paraná. É um programa completo que tem feito a diferença junto as empresas do setor”, contabilizou Osmar Daquano Junior.

Além de prestigiar os empresários, o assessor técnico do Sistema Fecomércio/PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, afirmou que o evento também reconhece as entidades parceiras que depositaram ao longo do ano muita dedicação ao Projeto. “Penso que boa parte dos participantes deste ano vai continuar a capacitação no VarejoMAIS Segunda Fase e, por meio deles, vamos conquistar mais participantes como já vem ocorrendo nos últimos cinco anos”, acrescentou Paikan Salomon de Mello e Silva.

O presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar) e conselheiro do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, também esteve presente na cerimônia e disse que, com o aumento da competitividade e do número de nascimento de empresas, se faz necessária a busca contínua por capacitação. “E não adianta treinar só os funcionários, os empresários também precisam adquirir mais técnicas e conhecimentos porque, assim, conseguem crescer e gerar mais empregos, renda e desenvolvimento local”, reforçou Ercílio Santinoni.

O comércio varejista, segundo o consultor do Sebrae/PR Marcelo Wolff, é um setor significativo porque comporta o maior volume de empresas do mercado. Por esse motivo, o Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio/PR têm oferecido atendimento especializado para levar subsídios que tornem os empreendimentos mais competitivos para enfrentar tanto a vizinhança quanto a nova concorrência estabelecida no e-commerce (comércio realizado por meio da internet), que estão espalhados pelo mundo.

Para alcançar resultados positivos, consultores do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio/PR e especialistas em varejo acompanham as empresas em cada uma das fases do Programa. Na etapa inicial do Projeto é realizado um Diagnóstico Operacional da Loja. Essa análise avalia pontos como atendimento, estrutura física e gestão empresarial. O próximo passo é promover uma capacitação gerencial e funcional na qual são abordados temas como vendas, finanças, promoções, recursos humanos, atendimento, comunicação visual de loja e marketing.

Consultorias especializadas sanam as dúvidas dos participantes e ajudam na melhoria da gestão da carteira de clientes, na definição de novos produtos, nos serviços e processos, no aprimoramento administrativo, no desenvolvimento de equipes e no relacionamento com os clientes.

Fonte: Paranashop