quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Comunicação no pdv: Qual o tom de voz de sua loja?

Olá a todos !

Já reparou como sua marca se expressa? Como você acha que sua loja se comunica com seus consumidores?

Já reparou como as campanhas de varejo e marcas populares são sempre gritadas? Ao mesmo tempo, também já reparou como as campanhas e marcar de luxo sempre possuem uma locução mais tranqüila e suave?

Isso se deve principalmente ao que eu chamo de “sensação de oportunidade única”. As frases nas campanhas e na comunicação são rápidas, altas, sempre com gente gritando de maneira apressada e frenética. Dá a verdadeira impressão de que quanto mais rápido e alto, melhor a e mais imperdível a promoção. Termos como “compre já”, “somente hoje”, “corra pra cá” e por aí vai, são utilizados com freqüência e com uma locução firme e rápida de modo a frisar o momento. Marcas sofisticadas, ao contrário das marcas populares, utilizam-se de um tom muito mais suave e calmo, principalmente quando utiliza locução sendo muitas vezes seguido por uma trilha sonora calma ao fundo.

E quando falamos em “tom”, não estamos falando apenas na questão das campanhas e sua veiculação no rádio ou televisão, por exemplo. Até mesmo na precificação e sinalização das lojas é possível observar qual o tom que está sendo empregado: Lojas mais populares abusam de coloridos e chamativos splashes de preço, como se pudessem verdadeiramente gritar através de textos, preços e palavras.

Em marcas mais sofisticadas, notamos pouca comunicação neste sentido, em alguns casos, até mesmo buscando intencionalmente não ofertar de maneira destacada suas ofertas.
Importante é entender que o tom utilizado na comunicação é um dos componentes que formam a imagem da marca. O ideal é buscar um tom que seja ajustado aos atributos e percepções que a marca deseja repassar aos seus consumidores.

E para sua loja? Qual o tom?

Um grande abraço e boas vendas!

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/
www.twitter.com/falandodevarejo