sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Multi-oportunidades do início do ano

Ola a todos.
Sempre costumo dizer que assim que o último rojão de ano novo explode já se iniciam as batucadas e tamborins do Carnaval. É incrível a quantidade de oportunidades que são oferecidas ao varejo durante o período entre o ano novo e o Carnaval. Esse é um dos poucos momentos do ano no qual varejistas podem se focar para várias direções, dependendo do tipo de público que atendem, ou ainda, dos produtos que comercializam.
Algumas possibilidades:
Grandes liquidações:
Parece que o varejo aprendeu que o recesso após as festas pode se tornar um excelente momento para grandes liquidações e até o momento parece, pelo que foi noticiado, e principalmente pelos números que começam a ser divulgados, que o brasileiro aprendeu que às vezes vale a pena aguardar um pouco mais em busca do bem de consumo desejado.
Verão:
De sorvete, bronzeadores e cerveja até piscinas, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, promoções diversas podem ser criadas a fim de ofertar produtos que vendem mais nessa época.

Férias:
Para varejistas que se localizam em cidades e regiões de grande apelo turístico, com certeza essa é a época certa para vender souvenires e lembranças, além de produtos típicos e de artesanato, aproveitando a época para vender mais, sem abrir mão de boa lucratividade sobre os produtos. A dica é buscar não perder a qualidade de atendimento, principalmente nos períodos de pico. Bom atendimento sempre.

Volta às aulas:
Para muitos, o começo de um ano vem associado com o início das aulas. Muitos pais se programam para comprar antes, atrás de melhores ofertas e produtos. Quanto mais perto do inicio das aulas, menor o poder de barganha. Esse é um tipo de compra que ainda prevalece, e muito, a pesquisa de preços. Para vender bem, são dois os fatores essenciais: a boa variedade de produtos, assegurando comprar tudo em um só lugar e principalmente o preço.

Carnaval:
E para lojistas que não conseguem tomar como oportunidade nenhuma das probabilidades anteriores, a dica é desde já focar-se em temas e produtos inspirados no carnaval. Utilizando um jargão muito popular para a época, hora de criar um verdadeiro "Carnaval de Ofertas".


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br
Twitter: @falandodevarejo