segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os 4P´s e o varejo de hoje

Olá a todos.

Não dá para falar de marketing e principalmente de estratégia sem falar na famosa teoria que define o marketing mix, elaborada por Jerome McCarthy, e conhecida hoje como os 4Ps (quatro pês).

Essa teoria engloba o composto de marketing, ou seja, o conjunto de atividades que uma estratégia de marketing deve englobar.

Segundo McCarthy, uma boa estratégia de marketing deve levar em consideração quatro pilares, os famosos Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Mas e dentro do varejo de hoje, como se comportam esses quatro elementos?

Produto:

Ao produto, podemos dizer hoje que o varejo pode caminhar por dois caminhos distintos: Oferecer uma solução completa, com grande sortimento, como no caso dos grandes magazines ou hipermercados, ou na contramão desse caminho, buscar se tornar especialista em apenas um produto, buscando sua excelência no mercado. Podemos também falar do caminho de alguns varejistas, que buscando preencher algumas lacunas em seu sortimento ou buscando fortalecer ainda mais a ligação de sua marca com seus consumidores, vêm buscando o lançamento de marcas próprias.

Preço:

Colocado sempre como uma algo incondicional ao varejo, onde deve-se sempre prevalecer o menor preço como estratégia competitiva, o correto é fornecer um valor de mercadoria adequado à sensação de preço de seus consumidores ou seja, sua valia. Entre a relação de marca x preços, não são os preços que criam valia às marcas, mas a qualidade dos produtos de marca que ditam quais serão seus preços.

Praça:

À praça pode-se ler tanto à questão da localização, quanto à questão do ponto-de-venda em si, dependendo do foco (indústria ou varejo). Quanto à localização, é nítido o esforço atual dos grandes varejistas em buscar novos formatos que permitam a operação dentro de bairros ou cidades menores ou menos populosas. Há uma grande dificuldade de se encontrar, principalmente nos grandes centros, bons pontos comerciais. Quanto ao ponto-de-venda em si, vale a pena dizer que os PDVs atuais buscam mais do que ser apenas o local de exposição do produto, tentando ser um reflexo completo dos atributos e desejos das bandeiras (marcas), interagindo e buscando não apenas informar, mas se comunicar com seus consumidores. Uma via de mão dupla de troca de informações e aprendizado, visando sua constante evolução.

Promoção:

Promoção é o sangue que corre nas veias do varejo, principal motor propulsor de boas vendas. Entretanto, busca-se através de softwares e estudos específicos, cada vez mais oferecer promoções individualizadas e customizadas, que venham de encontro ao real interesse de seus consumidores. Comprou uma TV de alta definição? Que tal um desconto na compra de um aparelho de Bluray, ou ainda um home-theater?

Um grande abraço e boas vendas,

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/
Twitter: @falandodevarejo