quinta-feira, 17 de março de 2011

Cidade do Franchising já é realidade no Rio de Janeiro

Centro permanente de negócios já está em operação na Barra da Tijuca

Cariocas, empreendedores que visitam o Rio de Janeiro e empresários interessados em transformar seus negócios em uma franquia já contam com um centro permanente de negócios voltados ao franchising. A "Cidade do Franchising", idealizada pela ABF-Rio (Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro) está em funcionamento no shopping Città América, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O espaço de 220 m² abriga 150 franqueadoras renomadas no franchising nacional. O local conta com sala de reunião, estações computadorizadas para consulta, sala para cursos e palestras, central de apoio ao financiamento e orientação para encontrar ponto comercial.

Em 2010, o franchising faturou R$ 76 bilhões. Segundo o diretor de comunicação da Cidade do Franchising, Erick Vils, presidente da WebSoftware, o Rio responde por 20% deste total. "O Rio de Janeiro tem uma vocação para o empreendedorismo muito grande. Isto se torna visível na inovação e criação de novos modelos de negócio e marcas, como também pelo desejo de ter o seu próprio negócio. As opções de franquias tornam-se alternativas seguras com retorno do investimento geralmente mais rápido. A missão da Cidade do Franchising é difundir, fomentar e promover o Franchising no Rio de Janeiro”, diz Vils.

Para o presidente da ABF-Rio, Alain Guetta, haverá uma grande expansão de marcas. “Esse é um local de divulgação institucional da empresa, com tecnologia, sem corretagem, focada em pessoas interessadas em adquirir uma franquia com todo o aval e expertise de uma entidade séria e respeitada como a Associação Brasileira de Franchising. A ABF-RIO investiu R$ 500 mil e contou com o patrocínio empresas que não hesitaram em apostar na força do franchising carioca como a Caixa Econômica Federal, RE/MAX, Bob’s, Guetta Franchising, MegaMatte, Century 21, SonoBello, Yes! Curso de Idiomas, Websoftware, Baril, Brandão & Brofman, Casa da Empada, Yazigi, Editora Lamônica e BusTV”, ressalta o presidente da ABF-Rio.

Na Cidade do Franchising as pessoas interessadas em ter uma franquia vão encontrar opções nos segmentos alimentação, acessórios pessoais e calçados, vestuário, móveis, imobiliário, turismo, tecnologia, serviços, decoração, presentes, esporte, saúde, beleza e lazer. "Contamos com empresas dos setores que mais cresceram no Brasil", destaca Guetta.

Segundo o diretor de desenvolvimento da rede MegaMatte, Rogério Gama, "a Cidade do Franchising é um centro de negócios inovador quem vem alavancar o mercado carioca e repercutir nacionalmente de forma positiva". A rede estará presente no espaço com uma mini lanchonete destinada ao atendimento exclusivo para visitantes e franqueadores.

Já o gerente regional do banco Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro, Sérgio Salles, salienta que o empreendimento será uma ótima oportunidade para geração de emprego e renda. "Seremos um correspondente bancário para atendimento as pessoas interessadas em adquirir franquias mostrando nossos produtos voltados ao setor. É mais uma demonstração de que estamos trabalhando para valorizar empresas".

Para o diretor regional da Re/Max, maior rede de franquias imobiliárias do mundo, José Américo Huertas, o empreendimento despertará ainda mais a atenção de investidores e pessoas interessadas em terem um negócio no Rio de Janeiro.

"Desde que conhecemos o projeto vislumbramos a possibilidade da nossa marca estar em um espaço permanente, sem depender apenas de feiras de negócios. Teremos durante o ano inteiro a chance de mostrar o que é a empresa e como ser um franqueado. Para nós, em especial, é um espaço muito importante porque chegamos ao Brasil há menos de dois anos, e, como marca nova no mercado brasileiro isso nos trará grande visibilidade", define.

Serviço
Cidade do Franchising - Av. das Américas, 700, Bl. 8 - 2º piso, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: (21) 2292-5104 Site: www.abfrj.com.br