quinta-feira, 10 de março de 2011

Formatos menores como tendência: Subway ultrapassa McDonald’s.

Ola a todos.

Foi divulgada nessa semana a notícia que o Subway ultrapassou o McDonald’s em numero de lojas, se tornando a maior rede de fast-food do mundo.

Os números foram atingidos provavelmente pelo diferenciado modelo de expansão de negócios, onde a Subway investe em menores valores de “entrada” no mercado, oferecendo produtos à preços acessíveis, bem como situa seus pontos comerciais em espaços menores, o que significa um aluguel menor em comparação à outros formatos, como o do próprio McDonald’s, que requer uma área de venda maior, o que torna a rede altamente interessante à novos e interessados empreendedores.

Obviamente que o numero de lojas não deve ser um único apontador para dimensionar uma empresa no mercado, mas essa realidade apresenta uma interessante tendência.

Essa nova tendência, caracterizada pela redução de espaços ou formatos menores, vem ganhando força em também outras empresas do setor, como a Pizza Hut, que vem preferindo seu modelo Express ao seu tradicional e conceituado Restaurante.

Por aqui no Brasil não somente redes de fast-food, mas de uma série de segmentos vem olhando com atenção e interesse à esses formatos reduzidos, ou até mesmo focando somente um tipo de produto ou solução. Habibs, Americanas, Marisa (com sua loja apenas focada em lingerie) e até mesmo players como Tok & Stok (Tok & Stok Compact), Pão e Açúcar e C&C Casa e Construção (C&C Express) são algumas empresas que buscaram através da redução ou foco em alguns produtos novos modelos de negócio.

Como tendência, resta saber o que acontecerá com os grandes formatos, cada vez mais precisando de uma nova estratégia ou definição para se manterem competitivos e interessantes ao mercado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo