sexta-feira, 29 de abril de 2011

BF divulga redes contempladas com o selo de excelência em franchising

O SEF é novamente recordista de inscritos: 156 redes se inscreveram e 137 conquistaram a chancela, das quais 38 pela primeira vez


A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia a lista dos franqueadores agraciados com o Selo de Excelência em Franchising (SEF) pelo desempenho em 2010. A chancela foi entregue a 137 redes, quarenta empresas a mais que o ano passado. Desse total 46 se inscreveram pela primeira vez, dos quais 38 conquistaram a chancela.

A cada edição, o SEF recebe mais inscrições. Este ano, 156 franqueadores se inscreveram, ano passado esse número foi 115 inscritos.

O SEF representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora e visa estimular a melhoria do nível de atuação das mesmas, por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo dessas empresas perante o sistema de franchising.

O Selo está dividido em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no Franchising: categoria Pleno, para marcas com mais de três anos de atividade e com dez ou mais franqueados; categoria Sênior, para marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados, e a categoria Máster, para marcas com mais de dez anos e mais de 60 franqueados.

Cada categoria premia a rede que mais se destacou dentro do grupo. A vencedora do prêmio destaque da categoria Máster foi a rede de fast food McDonald’s.

Na categoria Sênior, pelo segundo ano consecutivo a premiada foi a rede de ensino de idiomas, Influx.

Já na categoria Pleno, a premiada foi também uma rede de ensino, a Minds English School.

Para obter a chancela do Selo, os franqueadores passam por um rigoroso processo de avaliação feito pelos seus franqueados. O Selo tem validade de um ano, podendo ser renovado ou cancelado a qualquer momento. O critério utilizado pela ABF na concessão leva em consideração aspectos éticos e técnicos do franchising.

Receber o Selo de Excelência em Franchising significa, para a rede de franquias, um atestado de sua boa capacidade de atuar no Sistema de Franchising frente às exigências do Código de Autorregulamentação da ABF. Significa, ainda,de acordo com a Associação, o compromisso por parte desta empresa de se responsabilizar por um contínuo e permanente aprimoramento de seus métodos e sistemas, de acordo com os mais elevados padrões de ética empresarial.