segunda-feira, 27 de junho de 2011

ABF e SEBRAE lançam novas franquias a partir de incubadoras

Viabilizadas por uma parceria com o SEBRAE, projetos pilotos foram lançados durante a ABF Franchising Expo
A partir do convênio com o SEBRAE Nacional, que visa criar projetos para fomentar o mercado de franchising no Brasil a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um projeto piloto com pequenas empresas incubadas que foram formatadas em modelos de franquias. Os primeiros resultados dessa parceria foram apresentados durante a ABF Franchising Expo 2011, realizada de 08 a 11 de junho em São Paulo: a clínica de estética Welness, de São José do Rio Preto e o restaurante Sobá, de Campo Grande.

Segundo o SEBRAE, o Brasil possui cerca de 500 incubadoras de pequenas empresas. Por meio de um estudo detalhado, a ABF verificou que muitas delas têm grande potencial para se tornarem franquias. Com isso, a associação decidiu contratar uma consultoria especializada em formatar esse tipo de negócio para realizar um projeto piloto as com duas empresas selecionadas por um rigoroso processo. “O objetivo da ABF é estender essa iniciativa e apoiar cada vez mais as pequenas empresas”, afirmou o diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo.

Para viabilizar o projeto foi criada uma metodologia de planejamento, estruturação e formatação dessas empresas, cujos negócios foram identificados os que mais tinham potencial para se transformarem em redes de franquias de sucesso. Um dos pratos símbolos da capital de Mato Grosso do Sul, o Sobá era vendido nos restaurantes da Feira Central de Campo Grande como parte da Incubadora Municipal de Alimentos Norman Edward Hanson. Já a Clínica Wellness está no mercado há seis anos com a proposta de revolucionar o conceito de atividade física, integrando o trabalho de fisioterapeutas e educadores físicos, para que possam trabalhar juntos na prevenção, reabilitação e manutenção da saúde.

O projeto piloto teve início em maio de 2010, após a seleção das duas marcas e contou com toda a assessoria da ABF, SEBRAE e Praxis, desde a sua estruturação, padronização, formatação de manuais, documentação jurídica, projeto de marketing, treinamento e tudo o que é necessário para formatar uma rede de franquias. “Foi uma experiência totalmente diferente acompanhar todo esse processo, orientar empresários que quase não tinham informação e estrutura e ver o negócio amadurecer e se desenvolver na prática”, afirmou o consultor Adir Ribeiro, da Praxis Education, responsável pelo projeto.

Tanto a Clínica Wellness como o restaurante Sobá de Campo Grande estrearam em estandes independentes durante a ABF Franchising Expo, com uma estrutura pronta para vender franquias e disponibilizar seus produtos e serviços ao mercado e possíveis investidores e agora aguardam realizar o sonho de transformar uma pequena empresa em um grande negócio.

Informações sobre incubadoras de franquias: http://www.sebrae.com.br/customizado/inovacao/acoes-sebrae/incubadora-de-empresas