sexta-feira, 1 de julho de 2011

Acic lança programa "Mais Varejo Campinas"

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) em parceria com a Câmara dos Dirigentes (CDL) e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançaram oficialmente ontem à noite, na sede da Acic, o programa Mais Varejo Campinas. O objetivo é promover o crescimento e o desenvolvimento do comércio varejista em Campinas e região. Segundo dados da Acic, o comércio varejista gera 87.891 postos de trabalho em Campinas e 188.143 na região.

Mais da metade dessa mão de obra necessita de alguma qualificação por força das profundas transformações nos processos de trabalho devido ao aumento da exigência do consumidor e da evolução tecnológica. A presidente da Acic, Adriana Flosi, disse que as empresas que apostam na competitividade recorrem a profissionais especializados. "A gente tem de transformar o nosso colaborador trazendo para ele mais conhecimento, que está hoje muito mais na mão dos consumidores do que de fato nas mãos das empresas. Hoje, 77% das pessoas que compram fazem uma pesquisa prévia de preço, sobre as características do produto na Internet. Quando ele vai a uma loja muitas vezes o vendedor não tem a quantidade de informação que este cliente tem. Essas mudanças de comportamento do consumidor é que fazem com que a gente tenha de estar qualificando cada vez mais os nossos colaboradores para que o consumidor se sinta atendido."

Adriana destacou que os grandes varejistas têm processos internos de treinamento e de qualificação de seus profissionais, mas a grande maioria do varejo é formada por pequenas empresas, que representam 75% de toda a mão de obra do varejo. "Está em nossas mãos através das entidades, junto com os órgãos já existentes como o Senac e o Sebrae para podermos fazer essa qualificação para atender a esse pequeno varejista colocando ele a frente do seu tempo. Na verdade é preciso que a gente possa ter esse tempo de pensar , de discutir, de poder explorar novas ideias, dentro desses novos conceitos com o uso de tanta tecnologia."

O programa visa promover conhecimento qualificado aos profissionais do ramo varejista contribuindo com a melhoria na qualidade dos serviços prestados e proporcionando melhores resultados para o segmento. O público-alvo são pessoas em busca de conhecimento a partir de informações qualificadas e alinhadas às tendências do mercado. Nesse novo cenário de trabalho, novas funções estão se formando (tecnologia no varejo, e-commerce, promotores de vendas eletrônicas, etc.), mas a maior qualificação no comércio ainda está na atualização na atual mão de obra existente (gerentes, vendedores, atendentes de caixas, balconistas até empacotadores, vitrinistas, entre outros).

"A gente costuma dizer que o varejo hoje é 3.0. O 1.0 foi naquela época que o varejo tinha que se preocupar em vender produto de qualidade. Hoje não se discute isso, pois é imprescindível que o produto tenha qualidade. O 2.0 você colocava na pauta que o cliente tem que ser bem atendido. Hoje atender bem ao cliente é uma obrigação. Atualmente não se discute essas questões. Hoje o importante é criar um diferencial no atendimento e quem vai fazer isso são as pessoas que trabalham dentro da empresa", comenta.

Adriana Flosi defende que é necessário formatar novamente tanto o empresário, quanto seus colaboradores com mentes mais abertas, atualizando conceitos e possibilitando a vivência de novas experiências através do uso de tecnologias, o que está sendo explorado pelo grande varejista. A Acic e a CDL contam com o apoio do Senac, que disponibilizará os professores para as palestras e workshops que terão início no dia 5 de julho.

Aqueles que participarem de um workshop ganharão certificado de conclusão emitido pelo Senac e duas entradas gratuitas para a palestra do mesmo tema. Como cada formato utiliza didática personalizada de acordo com a realidade de seu público esse mecanismo permite que todos os alunos tenham acesso aos temas desejados.

Gerentes de empresas que aderirem a algum workshop poderão oferecer aos seus colaboradores a oportunidade de participar da palestra relacionada. Um ciclo de palestras completa a programação do Mais Varejo Campinas. Os temas abordados serão: A importância de fidelizar e manter seus clientes; Vendas: melhorando resultados e Informatização da loja - gerenciando informações. Todas as atividades acontecem na sede da Acic.

Segunda Etapa

A Acic e a CDL terão apoio do Senac também na segunda etapa do programa, quando serão realizados seis cursos na sede da CDL, à Rua Visconde do Rio Branco, 468. São eles: Liderança de equipes do varejo; Negociação: compra e venda; Básico para gestão de empresas do varejo; Qualidade no atendimento ao cliente; Técnicas de vendas como foco em varejo e Vitrine: diferencial de marketing. Os alunos receberão certificado.

A presidente da Acic Adriana Flosi destaca a importância da qualificação profissional para o crescimento do segmento do comércio, um dos mais representativos geradores de renda para o município, responsável por um faturamento de R$ 2.559 bilhões, somente no primeiro bimestre de 2011.

Fonte: DCI