terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Federação das CDLs registra aumento de 4,68% nas vendas de Natal em Santa Catarina

Pequena queda no nível de emprego e inflação tiveram influência no resultado

O setor varejista de Santa Catarina obteve um aumento de 4,68% nas vendas deste Natal em relação ao mesmo período de 2010. O número baseia-se em levantamento realizado pela Federação das CDLs (FCDL SC) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC SC) e às Câmaras de Dirigentes Lojistas nas transações por crediário. Com o resultado, a estimativa da entidade é fechar o ano com 5% de incremento ante o exercício anterior.

Apesar de um pouco aquém da expectativa dos lojistas catarinenses, que era de 6%, o desempenho de dezembro foi considerado positivo. Para Sergio Medeiros, presidente da FCDL SC, a pequena queda no nível de emprego e a inflação foram os fatores que empurraram o índice para baixo. “Podemos apontar, ainda, a crise econômica na Europa e nos Estados Unidos, que gera dúvidas no consumidor e o torna mais cauteloso na hora de fazer suas compras”, afirma.

O percentual verificado pela FCDL SC refletiu-se também em algumas das principais praças do estado, como Florianópolis e Blumenau, onde as CDLs locais registraram volumes similares de consultas. Chapecó e Criciúma ficaram acima da média, com respectivamente 6,34% e 6,2%. Joinville, por sua vez, apresentou redução de 9%, sendo acompanhada por Lages, com 5% a menos do que no ano passado.