terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Proteção a produtos de valor elevado aumenta lucros no verão

Etiquetas de segurança instaladas durante a fabricação garantem mais tranquilidade e rentabilidade aos lojistas

Com a chegada do verão, os varejistas precisam repor com mais rapidez os estoques de protetores solares, bebidas, bronzeadores e outros itens de alto valor agregado, muito bem vendidos - e igualmente furtados - nesta época. Loções bronzeadoras e protetores solares em geral estão entre os produtos mais furtados da temporada, somando perdas de até 15% dos estoques, segundo levantamento do NEO - Núcleo de Etiquetagem na Origem -, principalmente se estão sem etiquetas de segurança (ou se a loja não tem um sistema para detectá-las).

Esses produtos são pequenos, leves e fáceis de transportar, o que permite serem ocultados sob a roupa ou em bolsas. Esses produtos podem ser protegidos com etiquetas instaladas ainda na fábrica - uma das soluções de grande eficácia da Plastrom Sensormatic, chamada “etiquetagem na origem”. Os produtos que adotam a solução já vêm com a etiqueta antifurto instalada dentro da própria embalagem. “Esse método é bastante utilizado em diversos Produtos de Alto Risco (PAR). Com essas etiquetas, as mercadorias não precisam ficar confinadas ou expostas apenas em vitrines, facilitando o acesso pelo consumidor e também sua venda”, destaca Gilberto Vasconcelos, diretor-geral da Plastrom Sensormatic.

O executivo acrescenta que os furtos de bebidas, por exemplo, somam quase 10% das perdas no varejo. “As bebidas alcoólicas e os energéticos representam, cada um, 4,9% do total de perdas no varejo, segundo a 11ª Avaliação de Perdas do PROVAR. Para evitar maiores prejuízos, os varejistas recorrem ao confinamento das mercadorias, mas com isso acabam perdendo vendas”, destaca.

De acordo com Vasconcelos, nesta época do ano há um consumo maior de bebidas, mas os resultados para o setor poderiam ser ainda melhores se os produtos de maior valor, como uísques e energéticos não precisassem de confinamento. A instalação de etiquetas de segurança nesses produtos também pode ser feita durante a fabricação. Assim eles podem ter uma exposição adequada nas gôndolas, permitindo um aumento nas suas vendas. “Nosso objetivo é auxiliar o varejista a encontrar a melhor maneira de aumentar suas vendas e ao mesmo tempo evitar perdas. Por essa razão, selecionamos soluções inteligentes e práticas para ajudá-lo nesse processo”, finaliza o diretor-geral da Plastrom Sensormatic.