segunda-feira, 14 de maio de 2012

Coop inicia distribuição de sobras no valor de R$7,5 milhões aos cooperados

A Coop – Cooperativa de Consumo inicia no próximo dia 15 de maio a distribuição das sobras apuradas no exercício de 2011 aos seus cooperados. O valor será demonstrado e concedido nos próprios check-outs das lojas da rede.

O retorno das sobras líquidas de 2011, aprovado na Assembleia Geral Ordinária do dia 29 de março, é proporcional às aquisições que o cooperado fez no decorrer do exercício e está previsto na lei cooperativista 5764/71.

Da sobra apurada, as cooperativas destinam uma parte (10%), prevista na lei, para a Reserva Legal, protegendo a Cooperativa diante de algum contratempo. Outros 5% são destinados, também por lei, à Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social, de onde saem – no caso da Coop – os recursos para o pagamento do Auxílio Funeral e de apoio às entidades assistenciais. O restante das sobras, ou seja, 85%, foi votado em assembleia, para devolução aos cooperados, sempre proporcionalmente às suas aquisições durante o ano.

“Em uma cooperativa, o cooperado é participante e usuário. Somente com a utilização dos serviços e participação ativa é que a sociedade se tornará mais forte. Se houver resultado positivo ao final do exercício, será devolvido ao cooperado em valor proporcional à sua utilização”, explica Luciana Benteo, responsável pelas ações do Planeta Coop,

Como se recorda, as cooperativas acrescentam ao preço de custo produto uma taxa de administração para cobrir as despesas operacionais (salários, energia, impostos, transporte e inúmeros outros encargos), com uma margem de segurança para possíveis eventualidades. No final de cada ano é feito um balanço financeiro. Descontam-se da receita obtida o custo das mercadorias e todos os gastos operacionais. Se a taxa de administração com sua margem de segurança foi bem calculada e não houve incidência de despesas imprevistas, ocorre uma sobra, levada em Assembleia quando da prestação de contas.

Perfil da Coop

Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop possui atualmente 28 unidades de distribuição localizadas no ABC e interior de São Paulo, mais de 1,5 milhão de cooperados e figura na 14ª posição no ranking da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. Sua linha de produtos de marca própria é formada por cerca de 600 itens, envolvendo 60 categorias e em 2011, a cooperativa, alcançou fornecimento bruto de R$ 1,661 bilhão.