quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Portais corporativos não dialogam com o consumidor, adverte estudo da FEI

Pesquisa de mestrado avaliou 112 portais corporativos no País, em oito ramos de atividade

Pesquisa realizada por ex-aluno do curso de mestrado em Administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) destaca que a comunicação entre empresas e consumidores por meio de websites precisa ser melhorada. As corporações estão focadas em apenas divulgar e disponibilizar informações em vez de fomentar o diálogo com os consumidores, segundo o autor Alexandre Belico, engenheiro de Telecomunicações.



No estudo - Comunicação em websites: um estudo sobre as características que fomentam o diálogo empresa-cliente -, Alexandre Belico avaliou 112 portais de empresas consideradas as melhores do Brasil em 2009, de acordo com ranking divulgado pela revista Exame. As empresas foram divididas em oito ramos de atividade: telecomunicações, eletroeletrônico, farmacêutico, transporte, bens de consumo, varejo, têxtil e serviços.

Foram analisadas ferramentas que fomentam a comunicação obedecendo aspectos como capacidade da empresa gerar perguntas e respostas, utilidade da informação, retorno de visitantes e facilidade de interface. “Apenas 17% das empresas analisadas têm recurso de chat para diálogo com o consumidor. O resultado é muito baixo”, destaca Belico.

Nos websites, Belico avaliou 52 aspectos como informações para contato, ferramenta de busca, acesso a redes sociais, tour virtual, espaço para deixar recado/opinião e informações para o visitante da página. “As empresas não utilizam seus websites como canal de diálogo efetivo com o consumidor. Quando a empresa se relaciona mais, tem mais chances de se adiantar aos anseios do consumidor”, defende Belico.