segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comprar por impulso em liquidações de começo de ano pode ser armadilha para o superendividamento, alerta Serasa Experian

Consumidor precisa ter controle e saber se há folga no orçamento para aproveitar as ofertas do varejo sem prejuízos financeiros

As compras de fim de ano já passaram e agora o consumidor aproveita as famosas liquidações do varejo que acontecem no começo de janeiro. Na maioria das vezes, as ofertas são tentadoras, mas a Serasa Experian alerta que compras por impulso podem levar o consumidor ao superendividamento.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o Natal foi bom para o varejo, o que significa que os consumidores já estão endividados. Assim, os que não conseguem controlar seus gastos devem evitar fazer compras sem necessidade. A orientação é sempre planejar, aproveitando as liquidações para adquirir apenas o que é necessário e vantajoso para o consumidor.




Antes de se deixar seduzir pelas ofertas, o consumidor deve fazer as contas e relacionar as dívidas que já possui, lembrando também das adquiridas nas compras do final do ano. Só assim saberá se pode ou não aproveitar as liquidações do comércio. Outra orientação dos economistas da Serasa Experian é evitar os prazos longos, que implicam mais riscos e descontrole.

Também é importante destacar que quem se endivida no início do ano terá financiamentos por pelo menos todo o primeiro semestre, período em que há datas comemorativas importantes, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados e com isso, o poder de compra do consumidor ficará menor nesses períodos.

O consumidor deve lembrar ainda que terá mais gastos no início do ano, não apenas com o pagamento de impostos como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e a matrícula e o material escolar (para os que têm filhos). Janeiro é um mês de férias, o que traz gastos com passeios, cinema, viagens. Além disso, o Carnaval ocorre no início de fevereiro, o que também pode significar mais gasto com diversão.

A Serasa Experian preparou 7 dicas para o consumidor não agir por impulso nas liquidações de começo de ano:

1ª Anote no papel todas as dívidas para saber se há espaço no orçamento da família para novas compras. Considere que alguns meses que já estão comprometidos com o pagamento dessas contas;

2ª Planeje as compras, desde uma roupa até uma geladeira. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família e saia de casa com a relação exata do que precisa comprar. Isso evita as compras por impulso.

3ª Lembre-se dos gastos do início do ano. Além de pagamento de impostos (IPVA e IPTU) e compra de material escolar e matrícula, há as despesas de férias, como viagens, cinemas, passeios. E o Carnaval acontece logo em fevereiro. Ou seja, mais gastos à vista.

4ª Evite parcelamentos longos, pois o risco de ficar superendividado é maior.

5ª O primeiro semestre é repleto de datas comemorativas (Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados), por isso, é preciso planejamento para não chegar nesses dias endividado e sem poder de compra.

6ª Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não se está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida com ele.

7ª Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise preços, para saber se está fazendo um bom negócio ao comprar um produto em uma liquidação.

Para conhecer outras dicas sobre educação financeira da Serasa Experian acesse o link: www.serasaconsumidor.com.br