quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Inadimplência em BH cresce 8,62% em relação ao ano passado

Aumento é resultado de um cenário mais favorável ao consumo e menor controle do orçamento

Cenário econômico mais favorável ao consumo levou ao aumento da inadimplência na capital mineira. Os números de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) aumentaram 8,62% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano de 2012. O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, explica que o baixo nível de desemprego, o aumento do nível de rendimentos e do volume de crédito incentivaram a elevação do volume de vendas do varejo. “Somando todos estes fatores, cria-se um cenário muito favorável para o aumento do consumo”, afirmou. “Mas aqueles que têm menor controle do seu orçamento acabam por não conseguir honrar todos os seus débitos e se tornam inadimplentes, gerando um aumento no número de registros”, completou.



Falci explica ainda que em janeiro de 2012 a conjuntura econômica não exercia um estímulo tão grande ao consumo em função de taxas de juros maiores e menor volume de crédito, tendo em vista que ainda era recente o movimento de impulsão da economia via políticas expansionistas, diante do contexto de menor crescimento ocasionado pela eclosão da crise internacional.“Em função do menor incentivo a consumir, os consumidores à época realizavam suas compras com maior cautela, tornando o mês de janeiro de 2012 uma base fraca de comparação”, disse o presidente da CDL/BH.

Na comparação com o mês anterior (Jan.13/Dez.12) houve queda de 4,59% no número de registros no SPC da CDL/BH. Falci explica que em janeiro os consumidores tendem a exercer um controle mais rigoroso de seus gastos em função do maior comprometimento da renda com obrigações que se acumulam no início do ano como impostos, matrículas e itens escolares e também de dívidas contraídas no fim do ano com as compras. “Com menos dinheiro, o consumidor tende a comprar menos. Menos compras, menor a inadimplência”, afirmou.



Cancelamentos

O volume de cancelamento de registros que ocorre quando as pessoas regularizam seus débitos junto ao SPC da CDL/BH apresentou crescimento de 4,47% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. “As melhores condições de pagamento em função de menores taxas de juros combinadas com o aumento do rendimento médio dos trabalhadores facilitaram a quitação dos débitos”, esclareceu Falci. “Há ainda o aumento de 9% no valor do salário mínimo que também proporcionou maior renda disponível para o pagamento das dívidas”, completou.

Na comparação com o mês anterior, o volume de cancelamento de registros em janeiro de 2013 apresentou queda de 5,93%. De acordo com o presidente da CDL/BH, esta queda é causada, principalmente, pelo fato da renda do consumidor já estar comprometida com as obrigações de início do ano como impostos e despesas escolares, o que deixa o consumidor com menos recursos para quitar as dívidas em atraso. “Nos meses anteriores, novembro e dezembro de 2012, houve um grande número de cancelamentos de registros em função da Campanha de Recuperação de Crédito promovida pela CDL/BH onde 25.567 consumidores quitaram suas dívidas e do Natal, quando muitas pessoas regularizam seus débitos para poderem realizar as compras de fim de ano”, esclareceu Falci. “Assim, verifica-se uma forte base de comparação em relação a janeiro, contribuindo para esta queda de 5,93% no cancelamento de registros”, completou.



Perfil da inadimplência

Em janeiro de 2013 registrou-se maior número de inadimplentes nas faixas acima de R$ 250 (55,84%). A concentração nas maiores faixas de valores é reflexo da expansão da oferta de crédito aliada a menores taxas de juros que possibilitam condições de pagamento favoráveis à aquisição de bens de menor valor agregado.