segunda-feira, 22 de abril de 2013

Selo de Excelência em Franchising da ABF bate recorde em número de chancelados

De 191 inscritos, 165 redes receberam o Selo referente ao desempenho em 2012

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio ABF SANTANDER Destaque do Franchising, que ocorreu no dia 19 de abril, no Espaço Vila dos Ipês, em São Paulo, a Associação Brasileira de Franchising – ABF anunciou a lista dos franqueadores que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising - SEF 2013. A chancela foi entregue a 165 redes, do total de mais de duas mil que operam no sistema de franchising no Brasil.


O SEF visa reconhecer a qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora, além de estimular a melhoria de seu desempenho , por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo das empresas que atuam no sistema de franchising.

De acordo com Cristina Franco, presidente da ABF, o objetivo da Associação com o SEF é reconhecer os franqueadores que são agraciados pelas redes de franqueados. “Com este propósito, a ABF sabe que contribui com o seu mercado ao incentivar o exercício das melhores práticas do franchising. Também é relevante para o franqueador receber o relatório minucioso sobre a expectativa de seus franqueados, em relação a sua atuação como franqueador”.

A credibilidade da realização da pesquisa do SEF é referendada por franqueadores e franqueados. A pesquisa é realizada por uma consultoria idônea, onde apenas fatos e dados são consolidados e apresentados, mantendo em sigilo a identidade quem responde ao questionário.

“O papel da associação é estimular o avanço quantitativa e qualitativamente do mercado, proporcionando aos seus associados o acesso a esse tipo de pesquisa, contribuindo para avanços e melhorias nas diferentes redes que atuam no setor”, explica a presidente.

Para conquistar esse reconhecimento, as empresas franqueadoras precisam se inscrever. A consultoria HMR - Horwath Market Research aplica uma minuciosa pesquisa com os franqueados da rede. Com base no resultado apurado, apresentam-se as marcas mais aptas para receber a chancela.

Categorias do Selo de Excelência

O selo é dividido em três categorias, de acordo com o número de franqueados da rede e com o tempo de atuação no mercado de franchising:

Categoria Pleno: para as marcas com mais de três anos de atividade e com 10 ou mais franqueados
Categoria Sênior: para as marcas com mais de cinco anos e com 30 ou mais franqueados;
Categoria Máster: para marcas com mais de 10 anos e mais de 60 franqueados;

Na categoria Máster, o destaque foi a escola de inglês para crianças The Kids Club. Na categoria Sênior, foi a inFlux English School. Já na categoria Pleno, a empresa de destaque foi a Make Up, especializada em estética automotiva.