terça-feira, 30 de abril de 2013

Walmart Brasil é a primeira empresa do varejo a receber Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Walmart Brasil acaba de receber o SELO PRÓ-EQUIDADE DE RAÇA E GÊNERO da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão do Governo Federal. Trata-se de um atributo que distingue a empresa como instituição comprometida com o combate à discriminação e a promoção da igualdade entre raças e entre homens e mulheres no mundo do trabalho.


O Selo foi criado com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em organizações públicas e privadas, por meio do desenvolvimento de novas concepções e práticas da gestão de pessoas e da cultura organizacional. “Para o Walmart Brasil, a conquista deste selo é o reconhecimento de um trabalho contínuo que vem sendo feito para manter o ambiente de trabalho inclusivo, contribuindo para valorizar a diversidade, um dos valores da companhia”, comemora Cleide Nakashima, gerente de Capital Humano do Walmart Brasil.

Está provado que as companhias que se desenvolvem globalmente são aquelas que investem nos talentos e incentivam a melhor performance nas suas equipes. “Por isso, criar um ambiente inclusivo e construir um equilíbrio de gênero deve estar em toda estratégia de negócios. A área de Diversidade e Inclusão do Walmart Brasil está trabalhando alinhada com as estratégias globais da área em iniciativas para os grupos de diversidade e apoiando as atividades lideradas pelo Conselho de Mulheres”, explica Nakashima.

O Selo faz parte do Programa coordenado pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero, integrado por representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Ministério Público do Trabalho (MPT), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), além de duas especialistas convidadas.

As empresas foram avaliadas pelo seu plano de ação. Entre as metas do Walmart estão: garantir a participação de mulheres nos processos seletivos para cargos de liderança nas lojas, Clubes e Centro de Distribuição; aumentar em 10% o número de mulheres em posição de liderança nas unidades; Implantação do Programa 100 Mulheres na Liderança nas lojas, Clubes e Centros de Distribuição; acréscimo de 100 mulheres ocupando posição de liderança; Identificação e implantação da melhor prática para o processo declaratório de raça; ter dados que garantam ações de etnia nos processos de recrutamento e seleção, capacitação e treinamento, ascensão funcional etc.

No Brasil, as mulheres representam mais da metade (52,6%) da População Economicamente Ativa (PEA). Entretanto, no setor público ou privado, ocupam principalmente a base da pirâmide ocupacional, em cargos de menor qualificação e remuneração. Não bastasse isso, o rendimento médio das mulheres corresponde a apenas 65,6% do rendimento dos homens. (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2006/IBGE). Os números do Walmart são superiores: 54% do total de funcionários são mulheres e 35% do total dos cargos de liderança são ocupados por ela.