sexta-feira, 31 de maio de 2013

Carlos Ferreirinha faz palestras sobre o mercado e o novo perfil do consumidor brasileiro em junho, no Paraná

Os empresários do setor do vestuário em Apucarana e Terra Roxa poderão conferir nos próximos dias 11 e 13 junho, respectivamente, a palestra do expert em gestão de negócios de luxo, Carlos Ferreirinha. 

Ferreirinha já trabalhou em corporações como EDS/HP (Electronic Data Systems) e Louis Vuitton, onde foi executivo em dez países latino-americanos. A coordenadora estadual do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica o porquê da importância de levar Ferreirinha para conversar com os empresários de micro e pequenas empresas do setor. "Atualmente o valor gasto com produtos do setor do vestuário no Brasil cresceu na mesma medida que o poder aquisitivo da população. Ferreirinha aborda, de uma maneira muito acessível, os novos comportamentos de consumo e como os empresários de micro e pequenas empresas podem aproveitar as oportunidades geradas por esse movimento", conta.


Apucarana é referência na produção de bonés e Terra Roxa na confecção de moda bebê, por isso o foco das palestras será diferenciado, explica Carla Werkhauser. Em Apucarana, será ministrada a palestra "Mercado, Varejo e Consumo". Na oportunidade serão abordadas as relações entre os três setores no que diz respeito à importância de entender as expectativas do consumidor. O ponto de venda é uma excelente fonte de consulta para o pequeno empresário que, nem sempre, consegue perceber quais os anseios do cliente final.

"Os dados gerados no varejo podem fornecer informações diferenciadas aos empresários de pequenas indústrias como nichos não atendidos, o impacto dos produtos com design diferenciado e até a necessidade de reposicionamento da marca, por exemplo", conta a coordenadora estadual.

O consultor do Sebrae/PR, José Henrique Martins, que atua em Apucarana, fala sobre a importância de se criar uma 'ponte' que ligue a indústria ao comprador. "Agregar valor ao produto não é difícil, basta ter um pouco de visão e foco no cliente. Hoje percebemos que as pequenas empresas apresentam dificuldades para se comunicar com o consumidor. Ferreirinha vai falar dos caminhos que podemos buscar para facilitar a comunicação", explica Martins.

Em Terra Roxa, o tema da palestra será "O Mercado e a Era da Transformação". Na ocasião, Ferreirinha vai falar sobre o perfil do novo consumidor e os motivos que levaram às mudanças de comportamento dos clientes. Carla Werkhauser explica que os empresários precisam estar atentos ao processo de mudança para determinar como inovar frente à concorrência e quais diferenciais irão agregar aos seus produtos.

"Hoje em dia todas as tendências são ditadas pelo consumidor. O comprador está diferente porque o cenário econômico mudou. Essa nova dinâmica do mercado precisa ser acompanhada pelos empresários de micro e pequenas empresas para que eles possam definir suas estratégias de negócio de forma acertada", explica a coordenadora.

O consultor Alan Debus, da região oeste do Paraná, conta que essa é a primeira vez que Ferreirinha fará palestra em Terra Roxa. "Estamos ansiosos para recebê-lo e temos certeza que iremos aproveitar seu conhecimento, principalmente na área de mercado de luxo. Queremos que nossos empresários analisem as tendências de mercado para os próximos anos e aproveitem as oportunidades", conta.

Maringá e Francisco Beltrão também receberão as palestras de Ferreirinha em agosto e novembro deste ano, respectivamente. Mais informações pelo site www.sebraepr.com.br.

Serviço

Em Apucarana, a palestra acontece no dia 11 de junho, das 8h30 às 11 horas, no Salão Nobre da Associação Comercial e de Serviços de Apucarana (ACIA), que fica na Rua Dr. Osvaldo Cruz, 510 - 13º andar - Centro - Edifício Palácio do Comércio.
Em Terra Roxa, a palestra será no dia 13 de junho de 2013, das 19h30 às 21h30, na ACENIBRA, que fica na Rua Azaury Guedes Pereira, 991.