segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dúvidas de leitores: Mini Mercado. Vale a pena?

Pergunta enviada por R.Floriano, de SP.

Olá Caio, tudo bem?
Parabéns pelo blog, é muito bom...
Estou com projeto de abertura de um mini mercado
Estou fazendo algumas pesquisas, já falei com alguns lojistas, e gostaria de saber sua opinião sobre esse seguimento.

R.Floriano

Olá Floriano.

Obrigado pelo elogio ao blog.

Vamos lá.

Os grandes varejistas têm hoje enfrentado alguns problemas, principalmente quando localizados nos grandes centros. Um deles é a questão da falta de terrenos e áreas disponíveis nos centros das cidades. Mesmo quando são encontrados, os valores hoje sugeridos para essas áreas inviabilizam a maioria das implantações.

O caminho que já vêm sendo percorrido por algumas bandeiras (e que você pode encontrar diversos artigos à respeito disso aqui no blog), é o de criar bandeiras que precisem de menores espaços, possibilitando a penetração dessas bandeiras e por consequência, desses players, em áreas e bairros que onde não eram operacionalmente viável uma operação de grande ou talvez até médio porte.

Isso nos leva ao segundo problema. As pessoas não conseguem e desejam cada vez mais se locomoverem menos. O tempo gasto hoje em trânsito nos grandes centros é desumano. Sendo assim, cruzar a cidade para ir à um hipermercado ou home center é cada vez menos frequente.

No modelo de mercado que você pretende atuar, dependendo da região, o que ocorre é que muitas famílias optam por irem aos finais de semana (até por conta de um melhor deslocamento) aos grande supermercadistas, e deixa as pequenas compras, ou o famoso ato de sair para “comprar a mistura”, para pequenos varejistas localizados no próprio bairro, como peixarias, açougues, mini mercados, e até mesmo, a própria feira livre.

Sendo assim, eu acredito muito no modelo de mini mercado. Acredito que sempre há grandes oportunidades, desde que seja bem trabalhado desde o inicio. Um empreendedor que hoje deseja abrir seu próprio negócio, no caso um mini mercado, tem que pensar em um modelo de negócio que hoje seja muito mais do que um amontoado de prateleiras e produtos expostos. Deve buscar uma essência, ser um referencial para seu bairro, ter qualidade e bom atendimento em tudo o que pode oferecer.

A dica é uma só: Pense grande, desde já !

Para boas dicas de como montar uma loja bacana, acesse nosso Manual de Merchandising.

E se você, amigo leitor, quiser mandar sua pergunta para nossa seção “Dúvida de Leitores”, mande seu e-mail para duvidas@falandodevarejo.com.br. Sua pergunta poderá ser respondida aqui no blog.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo