segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dúvidas de leitores: Como abrir um site de vendas de vestuário?

Pergunta enviada por Ana Karina.

Olá Caio,

Tudo bem?

Sou formada em RH e estudo Direito.
Estou pensando em abrir um site de vendas de vestuário, mas me pergunto se isso será rentável, pois pretendo abrir o negócio em paralelo com meu estágio.
Atualmente trabalho com Recursos Humanos, mas não quero seguir essa área por questões de aptidão profissional. Gosto de algo que seja mais dinâmico.
Atualmente, estou realizando cursos de empreendedorismo no Sebrae, para que eu possa ter condições de tocar o negócio.
Meu irmão é formado em T.I., e será ele que fará toda a parte de suporte e montagem do site.

Seria um bom investimento?


Pode me ajudar?

Um abraço,
Ana Karina

Olá Ana Karina.

O que eu posso é lhe dar minha opinião. Espero que lhe ajude.

Não é possível prever, sem conhecer à fundo a proposta de trabalho, se um negócio poderá dar certo ou não na internet. O que é fato é que a internet há muitos anos já não é uma loteria. Mais do que montar, manter uma loja virtual é uma tarefa tão árdua quanto ter uma loja física, até porque no mundo virtual não há dia, nem horário de trabalho, ou seja, o consumidor pode comprar o que, quanto e principalmente quando ele quiser.

Um dos maiores cuidados que você deve ter com uma nova loja é em relação à logística e operação, ou seja, sua capacidade de entrega daquilo que será vendido. Da noite para o dia, uma loja que não vendia nada, pode vender muito, e você não poderá ter como desculpa uma falha operacional. Se há grandes oportunidades para se vender na internet, há poucas chances para erros. Talvez somente uma venda ou entrega mal resolvida já a faça ser listada em um site de reclamações e possivelmente prejudicar suas vendas futuras.

O varejo é dinâmico, isso eu posso lhe afirmar. Na verdade, não conheço escolho mais dinâmica do que essa. São muitos os que tentam, mas poucos os que realmente amam trabalhar com varejo. Particularmente, sou afortunado, por poder me considerar um desses apaixonados por esse mercado.

O seu primeiro passo está certíssimo, correndo atrás de uma instituição como o Sebrae. Se estiver fazendo o Empretec, melhor ainda. Recomendo sempre a todos que estão iniciando uma carreira baseada no empreendedorismo.

A rentabilidade de seu negócio vai depender do que você quer vender de qual sua proposta inovadora para
a Internet. Um negócio que venda a mesma coisa que qualquer outro corre um sério risco de não ser bem sucedido tão quanto planejado.

Uma boa dica, que tenho visto com frequência, é uma mistura entre loja virtual e blog de tendências de moda. Desde que soe verdadeiro, dar uma dica de uma roupa que estará na moda e já ofertá-la à seus consumidores é uma grande sacada. E você atrai dois públicos. Pessoas que leem as informações e talvez comprem, e as pessoas que simplesmente estão entrando em um site de compras...genial.

Pensando nisso, tenho duas perguntas para você:

1.) O que eu poderia comprar de você, que não poderia comprar de mais ninguém?
2.) Se o que você vende, outros vendem também, porque valeria a pena comprar com você ou no seu site?

Se você não tiver nenhuma resposta para essas perguntas, talvez seja uma boa idéia reavaliar seu plano de negócios.
Se você tiver uma boa resposta para qualquer uma dessas, já é um caminho
Agora, se você tem respostas para as duas perguntas, é só trabalhar bem (pois sucesso nunca precede trabalho), e o sucesso vai bater (ou clicar) à sua porta (ou site)...rs.


E se você, amigo leitor, quiser mandar sua pergunta para nossa seção “Dúvida de Leitores”, mande seu e-mail para duvidas@falandodevarejo.com.br. Sua pergunta poderá ser respondida aqui no blog.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo