quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mundo Verde aposta em capital humano para expandir e lista suas ferramentas

Rede quase triplica número de funcionários em menos de quatro anos

Mundo Verde
O capital humano sempre foi uma das mais premissas mais valorizadas pela Mundo Verde nos seus 26 anos de mercado. Porém, o reforço e modernização na sua área de Recursos Humanos só foram possíveis em agosto de 2009, após aquisição do fundo de private equity Axxon, quando a gestão da rede deixou de ser familiar. Com mais recursos financeiros, a empresa passou a investir alto em práticas de governança corporativa, em capacitação, e na implantação de novas políticas e ferramentas mais eficazes.

Em menos de quatro anos, houve um aumento significativo no número efetivo de colaboradores diretos, que passou de 19 para 56. Além disso, a rede conta também com um programa de 11 estagiários, aprendizes tão importantes motivaram a criação do Programa de Desenvolvimento de Talentos, porta de entrada para os novos colaboradores na companhia.

“Para possibilitar um aumento qualitativo da rede, e não apenas quantitativo, acreditamos no desenvolvimento de talentos para que assumam no futuro cargos efetivos, lastreados no conhecimento de varejo atrelado a missão em Oferecer Qualidade de Vida, Consumo Responsável e Sustentabilidade. ”, afirma Sérgio Bocayuva, diretor executivo da rede.

Hoje, a rede conta com um organograma plano HAY, no qual são representados, inclusive, os cargos criados pelo corpo diretivo nos últimos quatro anos, como, por exemplo, o gerencial - que gerou a área de coordenação abaixo de cada um dos três diretorias. “O estilo de gestão da Mundo Verde é baseado na transparência e no relacionamento interpessoal. Em 2009, horizontalizamos a estrutura organizacional, facilitando as tomadas de decisão”, continua Bocayuva.

No cargo mais alto da estrutura hierárquica está o conselho de acionistas, grupo que define todas as decisões estratégicas e a visão de futuro do negócio. Seguindo a hierarquia, a organização conta com três diretores e suas equipes subordinadas.

A formatação setorial atual da empresa é: Recursos Humanos; Financeiro; TI; Cadastro e Negociações; Logística; Marketing; Desenvolvimento de Produtos (Marca Própria); Operações; Expansão; Nutrição; Jurídico; Gestão de Marcas e Novos Negócios.

Todas essas melhorias possibilitaram à Mundo Verde crescer 80% nas vendas e 130% sobre a geração do ebitda em apenas três anos. No ano passado, a rede vendeu 40% a mais do que em 2011, chegando a R$ 267 milhões de faturamento - 32% deles em SSS (Same Store Sales) – e inaugurou 45 unidades – a maioria em São Paulo e no Sul do Brasil. E ainda, se fortaleceu abrindo novas lojas nos estados de maior expressão da marca, como Rio de Janeiro e Nordeste. Chegou a dezembro de 2012 com 243 unidades - 226 em operação e 17 em fase final de inauguração. Para 2013, projeta crescer 18% em faturamento e abrir mais 50 lojas franqueadas. A projeção da rede para 2018 é faturar R$ 1 bilhão.

Novas ferramentas criadas desde 2009 para reforçar a área de recursos humanos da Mundo Verde:

Universidade Corporativa – plataforma online que tem como objetivo capacitar de desenvolver funcionários e franqueados da rede. A mesma surgiu em 2010. O diferencial de nosso negócio é o atendimento junto com a informação diferenciada. No entanto para que esse diferencial seja uniforme em todas as lojas da rede é extremamente importante que as equipes sejam capacitadas constantemente. Por isso, a Universidade Corporativa é ferramenta primordial para esse movimento, já que consegue atingir todas as lojas da rede, incluindo os dois lojas internacionais, situadas na cidade do Porto em Portugal. Os cursos são relacionados aos segmentos do Mundo Verde, Cultura de Servir e Gestão. Os mesmos estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana;

Política de Capacitação e Desenvolvimento – essa ferramenta propicia ao nosso colaborador receber subsídio da empresa para participar de cursos como pós-graduação, MBA, palestras, workshops e convenções de varejo.

Avaliação 360° - avaliação de desempenho. A mesma tem como foco utilizar essa ferramenta para ajudar o desenvolvimento de seus colaboradores contemplando gestores, analistas e estagiários;

Pesquisa de Clima – ferramenta que possibilita ao nosso colaborador expor os pontos que mais lhe agradam na companhia e os pontos que consideram como oportunidade de melhoria. Essa ação possibilita a empresa/área de Recursos Humanos identificarem quais são as principais necessidades que precisam ser atacadas em prol do crescimento de nosso capital humano e consequentemente de nossa empresa.

PLR (Participação nos lucros e resultados) – o novo modelo de gestão tem como filosofia dividir o pedaço do bolo. Para isso em 2010 a empresa comoçou a trabalhar com PLR. Essa ferramenta de RH contempla todos os colaboradores da empresa. A PLR envolve metas quantitativas e qualitativas, no qual o colaborador pode receber de 1 a 4 salários, dependendo do seu desempenho. Esse movimento determinará quantos salários o colaborador poderá ganhar.

Stock Options – ferramenta que seleciona dentro da companhia pessoas consideradas estratégicas para o negócio, que se tornam acionistas da empresa. Essa é uma ferramenta de retenção que começou a ser trabalhada em 2012. Atualmente temos oito gestores que foram contemplados, distribuídos em várias áreas como, Expansão, Suprimentos, Financeiro, Operações, RH e Nutrição;

Plano de benefícios - a empresa oferece plano de saúde, odontológico, seguro de vida, além de parcerias com instituições (Universidades e cursos de idiomas). Essas parcerias possibilitam ao colaborador se capacitar com desconto por ser colaborador do Mundo Verde.

Plano Hay - A empresa oferece a oportunidade de crescimento profissional aos seus trabalhadores, os novos executivos implementaram o Plano Hay, a fito de formatar um plano de carreira para os colaboradores. O colaborador do Mundo Verde consegue visualizar onde ele está na companhia e onde pode chegar. O Mundo Verde possui vários exemplos de colaboradores que vieram de lojas Mundo Verde, ou eram analistas e hoje são gerentes ou coordenadores. Dar oportunidade de crescimento para quem faz nosso negócio crescer é a visão dos executivos da companhia compartilhada com a área de Recursos Humanos.

Sobre a rede Mundo Verde

A Mundo Verde , maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje são 226 lojas no Brasil, distribuídas por 22 estados e Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações através do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br