Buscar

ABF e AFRAS anunciam vencedores do Prêmio Destaque Sustentabilidade 2013

No dia 27 de junho, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a AFRAS (Associação Franquia Sustentável) entregaram o Prêmio ABF-AFRAS Destaque Sustentabilidade, às melhores iniciativas e práticas de sustentabilidade realizadas ao longo de 2012 no setor de franchising. O prêmio é conferido anualmente nas categorias: Franqueador (Máster, Sênior, Pleno), Franqueado, Parceiro AFRAS, e Jornalismo (Revista, Jornal e Online).

Com aproximadamente 30 cases inscritos, a sétima edição da premiação contemplou empresas que mostraram como é possível incorporar o conceito de sustentabilidade e responsabilidade social à estratégia de seus negócios. Este ano, o prêmio trouxe uma novidade, o Selo Destaque Sustentabilidade. “Incluímos essa categoria, pois acreditamos que receber o selo é um reconhecimento inédito para a marca, que possui a vertente da sustentabilidade desde a sua criação”, destaca Fernanda Esposito, gerente de sustentabilidade da AFRAS.



Confira a lista de vencedores:

Categoria Franqueador

O prêmio da categoria Máster, (franqueadoras com 200 ou mais unidades) foi conferido à rede Habbis, pelo projeto Programa vida. O programa tem por objetivo incentivar, orientar, apoiar, estimular e divulgar projetos e ideias sustentáveis, sempre voltadas ao contexto da “preservação da vida”, com atividades ligadas a saúde e bem estar, meio ambiente, ação social e educação.

Na categoria Franqueador Sênior (redes com até 200 unidades franqueadas), o prêmio foi da rede Casa do Construtor, com o projeto Construindo um Horizonte Sustentável. O programa tem como foco trabalhar com toda a rede os três grandes pilares da sustentabilidade: responsabilidade social, gestão ambiental e desenvolvimento econômico. Para isso foi estabelecido um plano de ação e um cronograma de atuação para todo o ano.

Já na categoria Franqueador Pleno (redes com até 60 unidades franqueadas), contemplou a rede Cetelbras, com o projeto Segurança na Internet. O trabalho conscientizou os participantes sobre os perigos e sobre o uso correto da internet na rede pública, estadual e privada em Santa Catarina. O programa atingiu mais de 100 mil pessoas, e mais de 600 jovens foram beneficiados com cursos profissionalizantes na área de segurança da internet.

Categoria Franqueado

O prêmio dessa categoria foi para o dono da unidade CEBRAC situada em Belo Horizonte, com o projeto Eco CEBRAC, que visa educar para a cidadania e responsabilidade sócio ambiental. O projeto tem como foco a motivação e a sensibilização de colaboradores para posteriormente a aplicabilidade junto ao público alvo.

Categoria Líder Sustentável

Também dividida em três subcategorias – franqueador, franqueado e executivo – os premiados foram:
Fatima Rocha, diretora-executiva da rede MegaMatte, foi reconhecida como Líder Franqueador. A empresária sempre se preocupou com o aproveitamento consciente dos recursos da natureza, com a saúde e bem-estar das pessoas ao seu redor, bem como o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e, principalmente, desejava contribuir para isso, através de projetos, etc.

Na categoria Franqueado, a líder sustentável foi Lucimara Aparecida Andriani, do Grupo Yazigi. A empresária se inspirou em sua família que visava vínculos com as pessoas, cujos princípios firmavam-se em respeito, solidariedade e compreensão.

Na categoria Executivo a vencedora foi Maria de Lourdes Nunes, da rede O Boticário. A gerente de sustentabilidade da marca participou da construção de estratégias que hoje possibilitam que a Fundação O Boticário beneficie centenas de pessoas e instituições que também atuam em prol da biodiversidade no Brasil.

Categoria Fornecedor

A vencedora foi a Posigraf, com o projeto “Sistema de Gestão Ambiental Posigraf”. O programa tem como premissa mapear o processo produtivo em escala global, considerando suas implicações internas e externas, e adotando medidas e ações para a conscientização ambiental.

Categoria Parceiro AFRAS

O Prêmio, que destaca uma empresa ou instituição que colaborou com os projetos realizados pela AFRAS durante o ano de 2012, foi concedido a MaestroRA, que colaborou na comunicação de ações como o Teleton e o Bazar de Natal.

Categoria Jornalismo

A categoria Jornalismo contemplou as seguintes os repórteres:

Na categoria Online, o vencedor foi Fábio Bandeira de Mello, do Portal Administradores, pela reportagem “Modelos sustentáveis transformam resíduos em oportunidades e lucros”;

Na categoria Revista, Gisele Neuls, da Revista Página 22, recebeu o prêmio pela reportagem “Apoio ao Empreendedorismo”;

E na categoria Jornal, as repórteres Liliana Lavoratti e Thais Carrança, do Jornal DCI foram premiadas pela matéria “Plano de resíduos sólidos abre novos mercados no País”;

“O Prêmio é uma oportunidade de reconhecermos os esforços que são empreendidos no setor de franchising e muito deles são realizados pelos nossos parceiros. As empresas reconhecidas conseguem diminuir o impacto ambiental de suas operações e ao mesmo tempo engajar pessoas, fidelizar consumidores e até reduzir custos”, ressalta Claudio Tieghi, presidente da AFRAS.