terça-feira, 3 de junho de 2014

Pão de Açúcar cresce em orgânicos com desenvolvimento de fornecedores e estímulo à agricultura familiar

Estimativas do Organics Brasil indicam que o mercado brasileiro de produtos orgânicos deve crescer em torno de 35% neste ano – contra os 22% de 2013 – e chegar a R$ 2 bilhões. Em linha a essa tendência, o Pão de Açúcar deve registrar alta em torno de 40% se comparado a 2013, justificadas pelo trabalho diferenciado e pioneiro que a rede desenvolve no segmento há mais de 20 anos e que resultam na evolução de portfólio, como pode ser observada nas tendências e novos produtos apresentados durante a 10ª Bio Brazil Fair | BIOFACH América Latina, que acontece entre 4 e 7 de junho em São Paulo.



“Com a melhora da educação, do poder aquisitivo e a busca consolidada de por uma vida mais duradoura e saudável, foi natural que as pessoas se interessassem por orgânicos. Há uma busca por se viver mais, porém com qualidade. Ao se informar mais, o consumidor vê que os orgânicos são importantes aliados”, explica Sandra Saboia, Gerente Comercial do GPA. Como o Pão de Açúcar possui o tema “saudabilidade” em seu DNA, foi, portanto, um caminho natural que a rede apostasse no segmento.

Atualmente, 100% das lojas Pão de Açúcar possuem seção própria para produtos orgânicos. Para isso, a rede investe em capacitação de fornecedores por meio de técnicos no campo – eles visitam os produtores, aplicando treinamento e realizando auditorias para garantir a alta qualidade da produção. A rede trabalha principalmente com produtores locais e familiares, totalizando aproximadamente 140. Muitos deles possuem ainda a oportunidade de comercializar seus itens com a marca própria da rede, Taeq, que, dentre seus 600 itens de alimentação saudável, possui uma linha com aproximadamente 260 produtos orgânicos. Todo esse trabalho, somando ao desenvolvimento e capacitação de fornecedores de produtos industrializados, fez com que o Pão de Açúcar chegasse a 600 itens orgânicos cadastrados.

Reforçando seu posicionamento no segmento, o estande da rede na Bio Brazil Fair trará um pouco desse universo aos visitantes, mostrando o resultado do trabalho realizado nos últimos anos que possibilitaram ao Pão de Açúcar ter portfolio completo para diferentes soluções de alimentação orgânica e em todos os momentos do dia a dia. Dentre os exemplos expostos e comercializados na feira, estão a linha de torradas e crotouns da Bem Orgânico; a água de coco Nosso Coco; o refrigerante Wewi; molhos de tomate Blessing; os sorvetes e picolés da Le Naturelle (que, além de serem orgânicos, não levam leite em sua composição); e diversos produtos Taeq, como sucos, cookies, palmito, chás e café. Isso sem perder o foco em outros segmentos já consolidados na rede de supermercados, como é o caso de Folhagens, Frutas, Legumes, Iogurtes, Queijos, Massas, Sucos, Cereais e Geleias. No total, serão cerca de 30 itens à venda no estande, com descontos variados e degustações. Nas compras realizadas, o cliente ganha ainda uma sacola reutilizável.

O Pão de Açúcar convidou ainda produtores e fornecedores para que atendam os visitantes na feira e expliquem os diferenciais e processos produtivos da produção orgânica. O estande dará espaço ainda para uma degustação de geleias orgânicas do Caras do Brasil, marca exclusiva do GPA composta por produtos oriundos de pequenos fornecedores, incentivando o comércio ético e solidário.

Hoje, além de pequenos e médios agricultores, o Pão de Açúcar trabalha com as principais marcas do mercado, como Native, Mãe Terra e Friboi.