O diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD, um dos maiores grupos especialistas em comércio varejista do Brasil, Eduardo Yamashita, acredita que a dificuldade econômica em 2015 é também uma oportunidade para o crescimento do setor varejista, pois demandará melhorias de toda a cadeia produtiva, desde relações com fornecedores até ciclos de vendas. O tema estará em debate durante o 3º Fórum Nacional do Varejo, que reunirá 300 grandes empresários, de 20 a 22 de março, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).
Eduardo Yamashita, diretor de inteligência da GS&MD |
Marcos Gouvêa de Souza, líder do LIDE Comércio e diretor geral da GS&MD, concorda. "Com a profunda mudança de cenários que o País enfrenta, caberá ao setor focar agora sua atenção na melhoria da própria eficiência e produtividade, depois de anos de foco na expansão", afirma o executivo.
De 2003 a 2014, o setor varejista ampliou sua participação no PIB brasileiro de 18,2% para 26,2%. Foi criado neste período cerca de 350 mil lojas, que somam 6,5 milhões de empregos. Segundo Gouvêa, nestes 10 anos o mercado investiu em tecnologias, em novos formatos de lojas, evoluiu nos serviços financeiros, tudo isso para atender os consumidores cada vez mais maduros e informados.
Durante o FÓRUM, importantes empresários, que representam empresas em diversos segmentos, buscarão soluções estratégicas para a cadeia varejista. O cenário atual predispõe ao baixo crescimento em todos os setores e indústrias e, com o varejo, não deve ser diferente. Eduardo Yamashita explica que "o segmento de não duráveis, que inclui alimentos e farmácias, por exemplo, terá como principal desafio vencer a alta inflação".
O 3º FÓRUM NACIONAL DO VAREJO tem patrocínio da SUVINIL e apoio da 3M. Conta com a participação especial da ACCENTURE, BARILLA, BOA VISTA SERVIÇOS, BOMBRIL, REDE RECORD, RECORD NEWS e R7. A colaboração é da ATHIÉ WOHNRATH, CIELO, MAGAZINE LUIZA, RIACHUELO, UOL, TICKET e VIGOR. Como fornecedores oficiais estão ATMO, CDI, CONCHA Y TORO, ECCAPLAN, NBS, NESPRESSO, ROBERTO RISCALA, RUBENS DECORAÇÕES, UPS, VIFRAN e VIGOR. As rádios BAND AM, BAND NEWS e BANDEIRANTES, os jornais ESTADÃO e PROPAGANDA & MARKETING, a REVISTA VAREJO, as TVs RECORD, RECORD NEWS, e TV LIDE e a agências PR NEWSWIRE e R7 são mídia partners. Além disso, a 3M, CONCHA Y TORO, MISSES BROWNIE, NESPRESSO e NUTTY BAVARIAN terão espaços exclusivos na VILLA FÓRUM.