quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Indústria, distribuidores e varejo debatem boas práticas durante evento gratuito em Belo Horizonte

Encontro promovido pela catarinense Involves pretende ajudar as empresas a qualificar a gestão do PDV para superar o avanço tímido do setor varejista

Em tempos de crise econômica, o comércio varejista brasileiro avança em passos lentos e em Minas Gerais não é diferente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista brasileiro subiram 0,1% em junho ante maio. Já em comparação com o mesmo período em 2015, houve baixa de 5,3%. Ainda que tímida, constatou-se expansão das vendas no comércio em Minas Gerais: 0,5% na comparação de junho com maio de 2016, em contrapartida, houve queda de -0,1%, em contraponto com junho de 2015. Ainda pouco desenvolvido na região mineira, o segmento do trade marketing pode ser uma das apostas das empresas que buscam caminhos para impulsionar as vendas, justamente por ser responsável por um fator chave na cadeia do consumo: a gestão do ponto de venda.

Focada no segmento de tecnologia para trade marketing, a catarinense Involves reunirá representantes da indústria, distribuidores e varejistas de Minas Gerais para compartilhar boas práticas e discutir tendências de mercado. O Agile Experience Pocket BH - uma versão enxuta do Agile Experience, evento pioneiro no Brasil para imersão em trade marketing - é gratuito e ocorre na quinta-feira (25), no auditório da Ibmec. “O trade marketing desenvolve um importante papel de promover o alinhamento entre as estratégias da indústria e do varejo, assim como tornar a gestão do PDV mais eficiente. É um mercado muito dinâmico e fragmentado, mas a tecnologia tem sido uma importante aliada no amadurecimento desse nicho”, observa o co-fundador e sócio da Involves, Rodrigo Lamin.

Exemplos e informação para inspirar
Durante o evento, que pretende reunir até 200 pessoas, os participantes poderão conhecer mais sobre o shopper marketing e as mudanças na lógica do consumo, com Christian Manduca; os desafios da gestão do canal indireto, com Junio Rabelo; e os benefícios do ponto eletrônico mobile na gestão das equipes de campo, com o advogado Thiago Schütz. No encontro, também haverá um painel com a participação da gerente de marketing e trade marketing na Forno de Minas Alimentos SA, Gisane Souza Cruz, e da gestora de marketing na Orthocrin, Kelly Delgado Pinheiro.

Desde 2014 no mercado mineiro, a Involves conta atualmente com uma carteira de clientes composta por distribuidores e indústrias. Entre as empresas, estão a Seleto Alimentos, a Dello Indústria e a Bello Distribuidora, da Bio Extratus, totalizando 120 licenças do Agile Promoter, solução SaaS para gestão do PDV desenvolvida pela organização de Santa Catarina. "O desafio em Minas Gerais é semelhante às demais regiões do Brasil: retomar o crescimento de todos os setores da economia, principalmente do canal varejista, que é o termômetro da cadeia de abastecimento", afirma Lamin.

Para o diretor, o cenário do trade marketing ainda é carente em Minas e o evento é uma oportunidade para que empresários, empreendedores e profissionais do setor possam conhecer iniciativas que, comprovadamente, têm feito a diferença nos negócios. "Por meio do Clube do Trade, estamos apoiando esse movimento de mercado, com a disseminação de conteúdo e boas práticas, além de eventos como o Agile Experience e a sua versão pocket, que neste ano ainda deve passar por Porto Alegre", conclui.

SERVIÇO

Agile Experience Pocket BH
Data: quinta-feira, 25/08
Horário: das 17h às 20h
Local: auditório do Ibmec (Rua Rio Grande do Norte, 300 - bairro Funcionários - Belo Horizonte
Inscrições gratuitas: http://goo.gl/3kJHWt

Sobre a Involves

A Involves surgiu em 2008 e é a responsável pelo desenvolvimento do Agile Promoter, plataforma de gestão de trade marketing e monitoramento de equipes de campo em tempo real utilizada por empresas que atuam em segmentos como alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, informática e cosméticos. Instalada em Florianópolis (SC), a scale-up catarinense atua diretamente com indústrias, distribuidores e agências especializadas em trade marketing. Hoje a Involves tem clientes no Brasil, África e em mais dez países da América Latina. Estão no portfólio do Agile Promoter grandes empresas como L’Oréal, Red Bull, Multilaser, Fini Guloseimas, Cecrisa, Parati, Intelbras e Positivo Informática. Saiba mais: www.involves.com.br / www.agilepromoter.com.