quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sua equipe está preparada?

Muito se fala em crise e os números do varejo mostram que isso é mais que uma realidade. Assim muitos empresários culpam a economia, o governo e até a tecnologia pela queda nos indicadores.

Porém alguns empresários se esquecem de um dos principais ingredientes para o sucesso de uma loja: uma equipe preparada.


Hoje nosso cliente tem acesso fácil a informações e isto o torna extremamente exigente. Este cliente pode saber mais dos produtos do que o próprio vendedor, que muitas vezes não estuda catálogos, folders e outros materiais da empresa e assim pode até perder vendas em razão da falta de conhecimento.

Agora imagine uma cena:

Um cliente pergunta o preço do produto e vendedor não sabendo, faz aquela cara de dúvida e vai perguntar a outro vendedor (talvez ao gerente)... Ou pode ser que este vendedor precise pedir licença para verificar no sistema da loja o preço do produto.

Já é um grande desafio conquistar a confiança e entrar em sintonia com o cliente, portanto não arrisque perder tudo por falta de preparo!

Antes mesmo de abrir a loja, o vendedor deve estar preparado para prestar um excelente atendimento e ajudar o cliente na melhor escolha. E para isso ele deve conhecer os produtos e saber os preços de cada item que vende.

Mas o que o vendedor ganha conhecendo melhor os produtos da sua loja?

Veja algumas vantagens:

• Aumenta sua confiança como vendedor.
• O vendedor pode destacar melhor os benefícios e agregar valor aos produtos com eficácia.
• Permite que o vendedor responda com segurança as perguntas e objeções do cliente.
• Permite que o vendedor faça venda de adicionais com mais segurança.

E os preços os preços? Como saber os preços dos produtos da loja pode ajudar?

• Aumenta sua confiança como vendedor (a).
• Você pode fazer um atendimento mais rápido e não perder vendas se os produtos estiverem sem etiquetas.
• Ajuda a mostrar os produtos na faixa de preços do cliente.
• Em negociações você pode calcular o valor parcelado do produto.
• Aumenta sua credibilidade e a confiança do cliente em você.

Agora que você sabe a importância de saber os preços e conhecer melhor seus produtos, invista um tempo na preparação e dê um show durante o atendimento!

Boas vendas!
Edson Moura

Edson Moura Tem mais de uma década de experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.